Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Estilo arquitetônico neogótico: Restauração busca originalidade do Santuário de Pouso Alegre

Estilo arquitetônico neogótico: Restauração busca originalidade do Santuário de Pouso Alegre

Para que a restauração tivesse início no Santuário do Imaculado Coração de Maria em Pouso Alegre, um estudo detalhado foi promovido entre 2021 e 2022. O estudo apresenta adaptações e correções para que o Santuário tenha o resgate histórico de sua construção, da arte própria do estilo neogótico.

Com o passar dos anos, nos 120 anos de história da igreja, algumas alterações foram realizadas na estrutura do Santuário. O trabalho agora é para resgatar toda originalidade da construção. A obra teve início na fachada do Santuário, que já está sendo reformado e em breve será a primeira parte entregue à comunidade.

Um restauro histórico tem mais valor que uma reforma comum. E por isso, o Santuário necessidade da ajuda da comunidade, como nas festas, quermesses e ações sociais que vêm sendo realizadas para arrecadação de dinheiro que vai ajudar na restauração total do prédio.

Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

De acordo com o pároco e reitor do Santuário, Padre Luiz Francisco Marvulo, o estudo apontou que a igreja não possui cimento em sua composição. Um material que chegou ao Brasil na década de XX, enquanto a igreja foi construída entre 1902 e 1905. A obra espera manter isso.

O padre fala ainda sobre a mudança de peças antigas e importantes para o Santuário, como os sinos e o relógio, que até então, funciona manualmente. Para quem cresceu, viveu, se casou ou tem uma história ligada ao Santuário, as críticas que giram em torno da atual situação da construção, não bastam. É preciso arregaçar as mangas e unir forças para que um dia paroquianos e visitantes possam ver, novamente, a beleza do Santuário em sua totalidade.

CONFIRA A REPORTAGEM ESPECIAL!

Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

História do Santuário do Imaculado Coração de Maria

A história desse Santuário tem início junto com a Diocese de Pouso Alegre, em 1901. Ao ser nomeado como primeiro bispo, Dom João Batista Correa Nery convoca os Missionários Claretianos para colaborarem nessa nova Igreja.

A pedra fundamental da igreja foi abençoada no dia 04 de janeiro de 1902 pelo próprio Bispo. O dinheiro para a construção vinha dos próprios religiosos, em suas missões pastorais, bem como do povo, com doações e eventos. As obras foram finalizadas em 7 de dezembro de 1905, quando a nova Igreja foi inaugurada.

Em 1976, o Santuário do Imaculado Coração de Maria foi elevado à Paróquia. Sendo reconhecida canonicamente como Santuário Arquidiocesano em 2013, pelo então Arcebispo Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, tendo como primeiro reitor e pároco, o padre Heitor de Menezes.

O Santuário do Imaculado Coração de Maria apresenta rica contribuição não somente religiosa, mas também histórica e arquitetônica, para cidade de Pouso Alegre e região Sul Mineira. Confira algumas curiosidades do local:

Contato: (35) 3421-4492 – evangelizacao@santuariodepousoalegre.com.br

Sair da versão mobile