Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, tem mais um achado arqueológico. Fragmentos que seriam de urnas funerárias indígenas foram encontrados durante uma obra, na área urbana da cidade. O local foi totalmente isolado e o (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi notificado sobre o fato.
O prefeito da cidade, Luís Fernando Rosa de Castro e a secretária de Cultura, Aline Cristina Costa, explicam as medidas adotadas assim que a descoberta foi feita. Veja no vídeo acima!
As peças de cerâmica foram encontradas na semana passada (18/7). Imediatamente, o local foi fechado e câmeras de segurança foram instaladas. Tudo para garantir a preservação dos fragmentos até que técnicos sejam enviados pelo IPHAN para fazer a retirada dos fragmentos.
Outros achados
Esse não é o primeiro achado arqueológico de Conceição dos Ouros. Os primeiros objetos e urnas funerárias indígenas foram encontradas em 1998 na cidade. O local das descobertas fica ao lado desse novo encontro, a cerca de 10 metros.
Os materiais encontrados há 27 anos já passaram por perícias e estudos científicos que demonstram se tratar de urnas funerárias indígenas. O local seriam um cemitério da cultura Tupi-Guarani.
O arqueólogo Paulo Araújo fala sobre a importância desses conjuntos encontrados em Conceição dos Ouros. Veja no vídeo acima!