Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Com presença do senador Rodrigo Pacheco, 2º pavimento do Hospital Oncológico é inaugurado

Rodrigo Pacheco e Rafael Simões se abraçam para celebrar a inauguração do segundo pavimento do Hospital Oncológico. Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

O segundo pavimento do Hospital Oncológico Samuel Libânio de Pouso Alegre, Sul de Minas, foi inaugurado neste domingo (29/6). A cerimônia contou com a presença do senador da República Rodrigo Pacheco (PSD), que ficou ao lado do deputado federal Rafael Simões (União), idealizador do projeto.

O senador foi quem mais destinou verba à construção do hospital, conforme anunciado pelo próprio Simões na época da inauguração do primeiro pavimento, em junho de 2024. Foram R$ 25 milhões através de emendas.

Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 50 milhões no Hospital Oncológico, que já está com toda sua estrutura de cinco pavimentos pronta. Os outros três pavimentos ainda não inaugurados passam por obras de acabamento, divisas de consultórios e ainda serão equipadas.

De acordo com o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Júlio César da Silva Tavares, o segundo pavimento do Hospital Oncológico possui majoritariamente espaços para a quimioterapia dos pacientes, mas também conta com 10 consultórios multidisciplinares focados na oncologia.

“Este momento representa um marco significativo na trajetória da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e reafirma nosso compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar da população de Pouso Alegre e região”, disse o presidente da fundação mantenedora do hospital.

Segundo pavimento do Hospital Oncológico fará atendimentos de quimioterapias. Foto: Divulgação FVUS

O descerramento da placa de Inauguração do segundo pavimento do Hospital Oncológico Samuel Libânio foi feito pelo Deputado Federal Rafael Simões; o Senador Rodrigo Pacheco; os deputados estaduais Dr. Paulo e Rodrigo Lopes; o presidente da FUVS Júlio César Tavares; o vogal Ângelo Junqueira Guersoni; o reitor da Univás José Dias da Silva Neto e o diretor técnico do CHSL, Dr. Saulo Gonçalves Lamas, e o diretor clínico do CHSL, Dirceu Eurílio Silva.

Rodrigo Pacheco, que participou do lançamento da pedra fundamental do Hospital Oncológico, em novembro de 2021, discursou neste domingo. Ele destacou o papel de Rafael Simões, como prefeito e deputado federal na construção do empreendimento.

“É motivo de muita honra e de muita alegria, quatro anos após passada a minha gestão à frente do Congresso Nacional, poder voltar e ver que aquele campo de futebol abandonado se transformou nesse prédio magnífico, portentoso, bonito, bem equipado, que atende Pouso Alegre e região.

Isso é fruto de muita perseverança, de muito trabalho, de muita dedicação, sobretudo do deputado federal Rafael Simões, que nas suas diversas dimensões como prefeito municipal e depois como parlamentar federal, pôde fazer essa entrega magnífica.

Ainda há muito por vir, para que ele esteja 100%, esteja na plenitude e será, obviamente, o maior legado, seguramente, da passagem do meu amigo Rafael Simões pela política”, afirmou o senador.

Veja mais do discurso do senador Rodrigo Pacheco:

Rafael Simões agradeceu a presença de todos e fez uma menção especial ao Senador Rodrigo Pacheco, que durante seu discurso abraçou o sonho da construção do Hospital Materno Infantil Samuel Libânio. “Vamos sonhar esse sonho juntos. Muito obrigado por você assumir junto comigo e os nossos deputados estaduais o compromisso de terminarmos esse hospital oncológico e fazermos a obra do nosso materno infantil.

Gratidão é a palavra que expressa tudo que estou sentindo neste momento. O poeta diz, um sonho sonhado sozinho é só um sonho, mas quando colocamos todo mundo pra sonhar esse sonho, o gigante se levantou.

A gratidão por esta obra sonhada por mim e hoje concretizada significa a esperança de novas vidas salvas. Milhares de pessoas que vão frequentar este local vão ter a oportunidade de receber um tratamento especializado e digno em um único local. Vamos em frente pois temos uma longa jornada pela frente”, disse o deputado federal.

Veja mais do discurso de Rafael Simões:

De acordo com a assessoria da FUVS, desde a inauguração do primeiro pavimento em junho do ano passado, milhares de atendimentos estão sendo realizados. A nova recepção ampliou o acesso do paciente e agilizou o processo de tratamento. Na primeira fase, estão em funcionamento 36 consultórios e duas salas para pequenas cirurgias.

Relembre a inauguração do primeiro pavimento:

Sair da versão mobile