Pouso Alegre

Morador de rua é resgatado com princípio de hipotermia após dormir em frente a Catedral

Samu encontrou o homem com temperatura corporal de 33,8ºC, além de hemorragia digestiva alta. Madrugada mais fria do ano foi registrada nesta quarta.

Iago Almeida / 25 junho 2025

Um idoso, de 77 anos, foi resgatado pelo Samu na manhã desta quarta-feira (25/6), com princípio de hipotermia, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Segundo o Samu, o homem é morador de rua e estaria dormindo nas escadarias da Catedral Metropolitana, no centro da cidade.

Populares acionaram o Samu por volta de 7h30, quando perceberam que o homem estava deitado na escada com muito frio, molhado e passando mal. Um dos socorristas conversou com o Terra do Mandu e explicou a situação.

Ele disse que o homem estava com HDA – Hemorragia Digestiva Alta, que teria causado vômitos com sangue. O idoso ainda estava molhado devido às baixas temperaturas registradas nesta quarta. Pouso Alegre chegou a atingir 1ºC no fim da madrugada e início da manhã, na que foi considerada a madrugada mais fria do ano até o momento.

O socorrista disse ainda que a temperatura corporal do homem era de 33,8ºC, ou seja, estágio 1 de hipotermia. Ele foi encaminhado para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, antes de ser transferido para o Complexo Hospitalar Samuel Libânio, onde permaneceu internado.

O Samu confirmou ainda que usou uma manta térmica no resgate do homem e que ele teria chegado à UPA já com a temperatura corporal normalizada. O Terra do Mandu procurou a Prefeitura de Pouso Alegre, que informou que o homem é atendido pelo CEMAPA (Centro Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua).

Segundo o Executivo, noite desta terça-feira (25/6), foi oferecido transporte ao idoso para que ele fosse para o CEMAPA. No entanto, o homem recusou o atendimento e o transporte.

Mais Lidas