Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

PF apura possível simulação de sequestro de candidatos de Senador José Bento nas eleições municipais

PF apura possível simulação de sequestro de candidatos do Sul de Minas nas eleições municipais

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (9/6) a Operação ‘Marco Zero’, que apura um possível caso de simulação de sequestro de então candidatos a prefeito e vereador do município de Senador José Bento, no Sul de Minas. O caso aconteceu próximo ao primeiro turno das eleições municipais de 2024.

O candidato a prefeito, Natan da Saúde (PSD), e o vereador e candidato à reeleição em 2024, Thiago do Rubens (PSD), teriam ‘desaparecido’ na noite do dia 2 de outubro, a poucos dias das eleições municipais. O município de Senador José Bento faz parte da zona eleitoral de Pouso Alegre (227ª).

O inquérito, inicialmente instaurado e iniciado pela Polícia Civil, foi encaminhado à Polícia Federal por suspeita de crime eleitoral. A Polícia Federal informou que as provas indicam que os candidatos, com auxílio de terceiros, teriam simulado o sequestro para gerar comoção social e obter vantagem eleitoral, permanecendo ocultos por mais de 24 horas.

Foto: PF

Foto: PF

A operação nesta segunda-feira cumpre 10 ordens judiciais expedidas pelo juízo eleitoral da comarca de Pouso Alegre (MG), sendo oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Congonhal/MG, Senador José Bento/MG, Ibitiúra de Minas/MG, Andradas/MG e Siqueira Campos/PR.

Os outros dois mandados são de prisão temporária, contra apoiadores do falso sequestro. A PF informou que eles já possuíam envolvimento com outros diversos crimes e foram presos recentemente. Por isso, enquanto a operação era deflagrada, eles já estavam recolhidos no sistema prisional.

Celulares dos investigados foram recolhidos. O nome da operação, ‘Marco Zero’, faz referência ao local onde foi encontrado o veículo utilizado pelos candidatos, considerado o “marco zero” da investigação.

Carro foi encontrado com tiros na zona rural

O candidato a prefeito, Natan da Saúde (PSD), e o vereador e candidato à reeleição em 2024, Thiago do Rubens (PSD), teriam ‘desaparecido’ na noite do dia 2 de outubro, a poucos dias das eleições municipais.

Carro encontrado na zona rural, próximo de Senador José Bento / Foto: Terra do Mandu

O carro em que eles estavam foi encontrado na zona rural, com cinco marcas de tiros no para-brisa. Nenhuma marca de sangue foi encontrada no veículo. O carro teria sido encontrado no limite entre Senador José Bento e Borda da Mata, no bairro Marianos, em meio a uma mata fechada.

Eles foram encontrados vivos, na noite do dia 3 de outubro, em Espírito Santo do Pinhal (SP), supostamente pedindo ajuda em um pedágio. Na época, o Terra do Mandu falou com o irmão de Thiago, que disse que o ele e o candidato a prefeito estariam com marcas de agressões pelo corpo quando foram encontrados.

Depois de passarem por atendimento médico em SP, os candidatos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de São João da Boa Vista (SP). Em seguida, a polícia levou os dois para as casas onde moram, em Senador José Bento

Na época eles não aceitaram falar com a imprensa pois, segundo familiares e equipe de campanha, Natan e Thiago estavam bastante abalados. O coordenador da campanha do candidato a prefeito também chegou a falar com o Terra do Mandu sobre o caso na época.

Após as eleições municipais, o candidato a prefeito Natan da Saúde não foi eleito, recebendo 1.012 votos (44,80%). Já Thiago do Rubens foi eleito vereador com 138 votos. O Terra do Mandu tenta contato com as defesas dos envolvidos.

Sair da versão mobile