Pouso Alegre receberá neste fim de semana o Festival Afro Nossas Raízes, que passará por praças e bairros da cidade. O evento começa nesta sexta-feira (16/5) e segue até domingo (18/5), com programação gratuita nas Praças João Pinheiro e CEU e nos bairros São João, São Geraldo e mais.
Esta é a segunda edição do festival, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Pouso Alegre, no Edital 02/2024, e com o apoio da SECULT de Poços de Calda. A programação está repleta de capoeira, cultura e artes.
O evento fechará a semana do 13 de maio, data da “falsa” abolição da escravatura no Brasil. O objetivo do festival é provocar reflexões e homenagear Sabina, mãe do guerreiro Zumbi dos Palmares.
“Uma mulher negra, guerreira, cuja história foi silenciada pelos registros oficiais. Sabina representa tantas outras mulheres pretas que sustentaram resistências, criaram lideranças e enfrentaram o cativeiro — mas foram apagadas da memória histórica. Sabemos pouco sobre ela, e esse silêncio não é por acaso: é reflexo de um sistema que invisibilizou a força e o protagonismo das mulheres negras”, escreveu o festival nas redes sociais.
Programação do evento
A abertura nesta sexta será na Praça João Pinheiro, com apresentação Maracatu Semente Dourada, às 19h. Depois, às 19h40, haverá uma roda de samba com Rafael Formiga. No sábado, o evento começa às 9h, com roda de capoeira no bairro São João. Confira abaixo a programação completa:
O Terra do Mandu conversou com Débora da Fonseca Souza, que é gestora de Projetos da ASCCA – Associação Semeando Capoeira, Cultura e Arte, que falou sobre a programação. Confira no vídeo acima!