
Foto de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerias / Créditos: PMPA
A Prefeitura de Pouso Alegre convidou a população a participar da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, instrumento que orienta as ações, metas e investimentos do município pelos próximos quatro anos.
Segundo o Executivo, com base na participação popular, o plano será construído de forma mais justa, democrática e conectada com a realidade de quem vive nas diferentes regiões da cidade.
A consulta é realizada por meio de um formulário online, que pode ser preenchido por qualquer morador da zona urbana ou rural. Para preenchimento, entre NESTE LINK.
“Mais do que uma obrigação legal, o PPA é a oportunidade de ouvir o cidadão. É a população quem conhece os desafios do dia a dia e, por isso, precisa estar no centro do planejamento público”, afirmou o Prefeito Coronel Dimas.
A consulta permite que o cidadão indique:
- Até três áreas que precisam de mais atenção da administração (ex: saúde, educação, segurança, obras, transporte, cultura etc.)
- Principais problemas do bairro, como falta de asfalto, iluminação, esgoto, lixo, segurança, entre outros
- Obra mais importante a ser realizada no próximo ano, como pavimentação, saneamento, reforma de escolas, construção de praças ou novas unidades de saúde
- Locais específicos onde essas melhorias são necessárias
Por que participar?
Segundo a Prefeitura, a resposta de cada participante da consulta será considerada na definição de prioridades orçamentárias e estruturais do município até 2029. “É uma forma direta e acessível de influenciar as decisões da Prefeitura com base nas necessidades reais da comunidade”, citou o Executivo.