
Prefeito de Pouso Alegre Coronel Dimas. Imagem.Terra do Mandu
Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) recusaram uma representação que pedia a cassação do mandato do prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas Fonseca (Republicanos).
O julgamento ocorreu nesta terça-feira (29/4), em Belo Horizonte, mantendo a decisão de primeira instância, que já havia julgado improcedente a ação, movida pela coligação ‘Juntos por Pouso Alegre’, que tinha como candidato à prefeitura Dr Alexandre Hueb (União).
O pedido de cassação se baseava no argumento de que o prefeito teria feito a inauguração de uma obra pública durante o período eleitoral de 2024. O caso específico foi um vídeo publicado pelo prefeito na rede social dele mostrando uma obra de revitalização da Mina do Machado.
A defesa do prefeito argumentou que não se tratou de inauguração, já que não houve qualquer solenidade, com distribuição de convites ou discursos, e que o vídeo foi divulgado em rede social particular, além da obra não ter sido algo de grande impacto que desequilibrasse o pleito eleitoral.
Por unanimidade, os desembargadores do TRE-MG votaram contra o recurso e pela extinção da ação que solicitava a perda do mandato do prefeito de Pouso Alegre por crime eleitoral.