Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Vereadores rejeitam realização de sessões itinerantes em Pouso Alegre

Sessão realizada na zona rural de Pouso Alegre, em março deste ano / Foto: Divulgação Câmara Municipal de Vereadores

Vereadores rejeitaram na sessão ordinária desta terça-feira (22/4), três requerimentos que solicitavam a realização de sessões itinerantes em Pouso Alegre. O pedido era para o Distrito São José do Pantano e os bairros Massaranduba e Faisqueira.

Votaram contra oito vereadores, sendo Davi Andrade, Dionísio, Elizelto Guido, Ely da Autopeças, Hélio Carlos de Oliveira, Miguel Tomatinho do Hospital, Oliveira e Rogerinho da Policlínica. A favor, votaram os demais vereadores, Delegado Renato Gavião, Lívia Macedo, Odair Quincote, Leandro Morais, Fred Coutinho e Israel Russo.

Imagem divulgada pela Câmara Municipal nas redes sociais

Os requerimentos nº 46 e 48 são de autoria do Presidente da Câmara, vereador Dr. Edson, e o de nº 51 foi apresentado pelo vereador Delegado Renato Gavião. As sessões seriam realizadas entre o final de maio e o início de julho, a fim de coletar reivindicações dos moradores dos bairros.

Em publicação nas redes sociais, a Câmara Municipal informou que sessões itinerantes são importantes porque aproximam o Poder Legislativo da população, permitindo que os vereadores escutem de forma mais direta as demandas dos moradores de diferentes bairros e distritos.

“Ao serem realizadas fora da sede do Legislativo, essas sessões ampliam a participação cidadã, fortalecem a transparência e promovem o diálogo entre comunidade e representantes eleitos. Além disso, facilitam o acesso da população aos debates e decisões que impactam seu cotidiano, contribuindo para uma gestão pública mais democrática e sensível às realidades locais”, citou a Câmara.

Moradores indignados

A decisão dos vereadores causou uma polêmica na cidade e reclamação de diversos moradores que aguardavam a realização das sessões nos bairros mencionados. Marcos Melo Frade tem uma empresa no bairro Faisqueira e está indignado com a decisão dos vereadores.

Em contato com o Terra do Mandu, ele citou que o bairro Faisqueira passa por problemas com a obra inacabada da Via Faisqueira e em períodos de chuva. Ele citou prejuízos e criticou a rejeição da sessão. Veja:

Sessão aconteceu em outros bairros

No dia 20 de março de 2025, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma sessão itinerante na Igreja Menino Jesus de Praga, no bairro Fazendinha, zona rural da cidade. O encontro também reuniu moradores dos bairros Curralinho e Sarpão.

Os moradores aproveitaram a oportunidade para apresentar aos vereadores reivindicações como melhorias nas estradas rurais, coleta de lixo, instalação de uma unidade de saúde, reforço na segurança e ampliação do transporte coletivo.

Sessão realizada na zona rural de Pouso Alegre, em março deste ano / Foto: Divulgação Câmara Municipal de Vereadores

Durante a sessão, moradores como Beranice Cristina Pereira e Edson Fernandes Barbosa, do bairro Curralinho, apontaram a manutenção e o asfaltamento das estradas como a prioridade número um das comunidades rurais.

Diversos parlamentares estiveram presentes, entre eles o presidente da Câmara, vereador Dr. Edson, responsável pelo requerimento da sessão. Participaram ainda os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Macedo, Odair Quincote, Leandro Morais, Elizelto Guido, Ely da Autopeças, Fred Coutinho, Hélio Carlos de Oliveira, Israel Russo, Miguel Tomatinho do Hospital, Oliveira e Rogerinho da Policlínica.

No dia 27 de março, foi a vez do bairro Árvore Grande receber os vereadores. O encontro aconteceu no Hotel Gran Lago. Uma outra sessão itinerante também ouviu moradores dos bairros São Geraldo, Foch e Costa Rios neste mês de abril.

Sair da versão mobile