A encenação da Paixão de Cristo busca reviver os últimos momentos da vida de Jesus, promovendo reflexão, fé e união comunitária entre os católicos. Em Pouso Alegre, um grande teatro está sendo preparado pelos membros do Grupo de Jovens Alfa, da Paróquia de Fátima.
Na Sexta-Feira Santa (18/4), o ginásio do Colégio São José será novamente cenário de um dos momentos mais emocionantes da Semana Santa. Para que o teatro aconteça, são mais de 100 pessoas envolvidas, desde os atores, diretores, até a produção.
São muitos meses de preparação e pelo menos três meses de ensaios. Tudo isso para entregar emoção e tradição para os fiéis que vão acompanhar de perto a encenação dos últimos passos de Cristo na Terra.
Até 2023, o teatro da sexta-feira da Paixão acontecia na própria igreja de Fátima. Mas, no ano passado, a encenação foi transferida para o ginásio do Colégio São José. E para surpresa de muitos, o número de participantes da comunidade triplicou, chegando a 2 mil pessoas para assistir o teatro em 2024.
A apresentação terá início às 19h e promete conduzir o público a uma profunda reflexão sobre a entrega e o amor de Cristo, que deu sua vida pela salvação da humanidade. A cada ano, o evento atrai fiéis de todas as idades e reforça o papel dos jovens na evangelização por meio da arte e da mensagem cristã.
Thiago Cobra será Judas pela primeira vez. Para ele, é uma felicidade a escolha do papel, mas também um desafio, pois a figura bíblica representa uma traição, sentimento que muitos já passaram em vida.
Já Bruno Abrantes fará o papel principal, Jesus Cristo. E pelo terceiro ano consecutivo. Para ele, um dos momentos mais marcantes do teatro é a caminhada de Cristo ao calvário, que representa muita dor e sofrimento.
E olha que sobrou emoção para Alice Chaves durante os ensaios. Ela será Maria, a mãe de Jesus. Em cada cena ela entrega o semblante de dor que Maria passou, ao ver todo o sofrimento do filho e nada poder fazer. O ensaio promete ser apenas uma pitada do que a atriz entregará na encenação oficial.
OFF8: Mesmo com o teatro sendo o mais procurado pelos fiéis, o ponto alto da sexta-feira Santa é a celebração das 15 horas, horário em que Jesus foi morto, segundo os cristãos. É a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela é realizada em três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística.
CONFIRA A REPORTAGEM!