Polícia

Após operação contra crimes no São Geraldo, moradoras criticam abordagens da ROTAM

Comandante do 20º BPM defende as operações. Veja o que ele diz sobre pessoas ligadas ao crime estariam usando moradores para criticar a ação da PM.

Nayara Andery / 08 março 2025

A Polícia Militar de Minas Gerais desencadeou uma série de operações contra o tráfico de drogas e crimes violentos em Pouso Alegre, Sul de Minas. As ações foram intensificadas no período do Carnaval.

As abordagens ocorreram, principalmente, no bairro São Geraldo, local com muitas famílias trabalhadoras, mas também onde há grande movimentação do tráfico de drogas. Além das viaturas do 20º Batalhão da Polícia Militar, as ações tiveram a participação de viatura do Batalhão da ROTAM, que veio de Belo Horizonte para ajudar nessas operações.

Alguns moradores do bairro chamaram a imprensa para reclamar do tipo de abordagem feita por militares da ROTAM. Segundo os moradores, teria ocorrido uso excessivo de violência contra abordados, além de abordar menores e outras pessoas que não teriam ligação direta com o tráfico. Confira na reportagem acima!

Resposta do comandante do 20º BPM

Em entrevista ao Mandu News desta sexta-feira (7/3), o comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar defendeu as operações realizadas. O tenente coronel Lucas Costa afirma que qualquer abuso pode ser denunciado direto ao batalhão e à corregedoria. No entanto, segundo ele, os relatos que chegaram não trouxeram provas sobre os possíveis excessos dos policiais.

O comandante ainda afirmou que essas pessoas que estão reclamando das abordagens estariam sendo usadas por gente ligada ao crime no bairro. Veja a entrevista do comandante.

Mais Lidas