Notícia

Sebrae oferece bolsas de R$ 5 mil para contratar agentes do ALI Rural

São 80 bolsas de início imediato para MG, sendo 15 para Sul de Minas. Vagas são para formados em Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Nayara Andery / 17 fevereiro 2025

Sebrae oferece 15 bolsas mensais de R$ 5 mil para contratar agentes para o ALI Rural (Agente Local de Inovação), no Sul de Minas. São vagas para formados em Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Zootecnia.

É preciso que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação. As inscrições terminam em 31 de março. A bolsa dura dois anos. Minas Gerais tem 80 vagas para início imediato e 160 de cadastro reserva.

As vagas no Sul de Minas são para Bom Repouso, Campos Gerais, Delfim Moreira, Itamonte, Lambari, Monte Belo, Perdões, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita Sapucaí, São Vicente de Minas, Santo Antônio do Amparo, Três Pontas e Varginha.

Podem ser contratados agentes que morem em até 30 km de distância dessas cidades. O trabalho será em até 100 km desses locais.

Importância do ALI Rural

O ALI Rural incentiva e impacta a inovação, sustentabilidade e aumento de produtividade em pequenos negócios rurais. Só em 2024, mais de 5,1 mil empreendimentos foram acompanhados pelo programa no Brasil.

A iniciativa alavancou o faturamento de pequenos negócios em Minas Gerais. No último ciclo em MG, o crescimento médio atingiu 32,4%. E 89% dos participantes tiveram aumento do nível de inovação e modernização.

“Os agentes usam ferramentas específicas para diagnóstico, identificação de eventuais problemas, planejamento, acompanhamento da implantação de soluções para produtos e serviços do campo e monitoram resultados, por meio do atendimento personalizado aos produtores rurais”, destaca o analista do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro.

Como participar

Para se inscrever é preciso acessar concepcaoconsultoria.com.br e clicar em Sebrae MG/ALI 2025 Rural, na área de Processos Seletivos. A seleção será por análise de currículos, documentos, prova de conhecimentos e apresentação on-line e individual.

Os resultados saem no dia 12 de junho. Cada selecionado começa a trabalhar a partir de 1º de agosto. Os agentes  foco é gerar melhoria de produtos, gestão, serviços e processos no agro.

Os agentes contratados ajudam a identificar e prospectar propriedades e empresas rurais para participarem do projeto. A pesquisa inclui diagnósticos, indicadores e dados, além de relatórios técnicos. Os agentes serão capacitados para realizar essas funções.

Mais Lidas