PRF apreende 650 mil maços de cigarros em carreta na Fernão Dias
Material estava sem nota fiscal e a empresa fabricante dos cigarros não possuía autorização da Anvisa para produzir as marcas apreendidas
Iago Almeida / 25 janeiro 2025Material estava sem nota fiscal e a empresa fabricante dos cigarros não possuía autorização da Anvisa para produzir as marcas apreendidas
Iago Almeida / 25 janeiro 2025Foto: PRF
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carreta que transportava uma carga irregular, com aproximadamente 650 mil maços de cigarros nacionais, sem nota fiscal. A apreensão aconteceu por volta das 18h desta sexta-feira (24/1), na Rodovia Fernão Dias, no Sul de Minas.
Para tentar enganar a fiscalização, a carga estava escondida no compartimento de carga da carreta, encoberta por algumas pilhas de materiais como argila, terra vegetal e casca rústica, produtos utilizados em jardinagem.
A carreta foi parada no km 758, em trecho da cidade de Três Corações/MG. O cigarro ilegal foi carregado no Rio de Janeiro/RJ e tinha como destino a cidade de Sobral/CE. A PRF ainda constatou mais irregularidades.
Segundo a polícia, a empresa fabricante dos cigarros não possuía autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir as marcas apreendidas. Assim, além do crime de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, previsto no artigo 2º da Lei 8.137/1990, constatou-se também o crime contra a saúde pública, tipificado no artigo 273 do Código Penal Brasileiro.
A carreta com toda a carga foi apreendida e encaminhada à Receita Federal em Varginha, no Sul de Minas. Uma amostra dos cigarros foi recolhida e disponibilizada à Polícia Federal, também em Varginha. O condutor, de 36 anos, e o passageiro, de 47 anos, foram liberados após os procedimentos policiais.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu