Região

Concessionária da BR-459 fecha acesso a estrada rural e revolta moradores

Estrada fica entre S. R. do Sapucaí e Pouso Alegre, próximo de uma praça de pedágio. EPR diz que o acesso é irregular e tem risco de acidentes

Iago Almeida / 07 janeiro 2025

Moradores da zona rural estão revoltados com o fechamento do acesso a uma estrada vicinal que fica entre Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre, no Sul de Minas. Os moradores foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (7/1), com o fechamento do local, utilizado por muitos moradores.

O Terra do Mandu foi chamado pelos próprios moradores, que se reuniram no local, que fica no KM 116 da BR-459, próximo de uma praça de pedágio. A barreira, colocada pela concessionária EPR Sul de Minas, bloqueou o acesso aos bairros Timburé, Bom Jardim e Alto das Cruzes, que pertencem aos municípios de Santa Rita do Sapucaí e Cachoeira de Minas. Confira a reportagem!

O que diz a concessionária?

Em nota enviada ao Terra do Mandu, a EPR Sul de Minas informou que o acesso é irregular e fica em um trecho de curva. A medida, segundo a empresa, foi realizada em conformidade com as normas técnicas e diretrizes do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) e tem como objetivo reduzir o risco de acidentes e reforçar a segurança de motoristas e passageiros.

Ainda de acordo com a EPR, estudos técnicos apontaram que o acesso apresentava riscos elevados à segurança viária, devido à geometria inadequada, ausência de sinalização, inexistência de faixas de desaceleração e interferências no fluxo da rodovia. Esses fatores aumentavam a probabilidade de colisões, frenagens bruscas e manobras perigosas. Veja a nota na íntegra:

Confira reportagem seguinte, com os desdobramentos desse caso:

Prefeitura e deputado Rafael Simões notificam EPR por fechar acesso à BR-459

Mais Lidas