Pouso Alegre

Cerca de 10 casas ficam alagadas em bairro rural de Pouso Alegre

Defesa Civil informou que 70 casas estão isoladas no bairro Gabiroval e que o alagamento foi causado por grande volume de chuvas

Iago Almeida / 04 dezembro 2024

Defesa Civil estava ajudando população do bairro a atravessar a área alagada – Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

Um grande volume de água assustou moradores do bairro Gabiroval, na zona rural de Pouso Alegre, no Sul de Minas, na manhã desta quarta-feira (4/12). O local fica próximo ao bairro Pantano. Moradores gravaram momentos em que a água atingiu o bairro.

Segundo a Defesa Civil, a informação preliminar era de uma possível cabeça d’água ou represa que teria estourado na região do bairro. Mas, a informação foi atualizada durante a tarde.

Anderson Silveira, superintendente de Defesa Civil de Pouso Alegre, informou que um grande volume de chuva atingiu a região da Serra de Estiva, fazendo com que houvesse acumulo de água, que desceu em direção ao bairro Gabiroval, causando o alagamento.

Cerca de 70 casas estão isoladas no bairro, onde há apenas esta passagem, uma ponte estreita que liga a estrada vicinal principal. Não há moradores em situação de risco, mas cerca de 11 casas estão inundadas. Ninguém precisará sair de casa.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão monitorando o local. Ainda, a Defesa Civil informou que vai entregar kits de limpeza para as famílias nesta quinta-feira (4/12), para limpeza das residências atingidas.

“Cabe esclarecer que é recorrente esse fato aqui. Há cerca de dois anos teve também uma grande proporção de água que foi muito parecida com hoje. Nos próximos quatro dias, há muita chuva na cidade, então se observar alguma questão de aumento de volume de água, levantar seus materiais dentro da possibilidade, para evitar perdas de modo geral; ficar dentro da residência, se não houver risco iminente de enchentes; e comunicar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil”, disse Anderson Silveira, em entrevista ao Terra do Mandu.

Qualquer chamado para a Defesa Civil, entre em contato pelo 199.

Mais Lidas