A arte do ballet Bolshoi, uma das companhias mais famosas do mundo, chega a Pouso Alegre. A Escola de Teatro do Bolshoi realiza espetáculo gratuito Gala Bolshoi às 20h desta quinta-feira (14), no Summit Hall. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria, a partir de 19h.
A única escola da companhia russa no Brasil, está em Pouso Alegre desde terça-feira (12). O projeto com patrocínio da União Química, pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, incluiu workshop, apresentação para crianças e pré-seleção de bolsistas para cursarem a Escola de Teatro da companhia.
O Gala Bolshoi traz variações de balés clássicos e contemporâneo, com variações conhecidas e aclamadas de grandes balés de repertórios e dança contemporânea.
As coreografias incluem trechos do Balé “Don Quixote”, “Quebra-Nozes”, “Esmeralda”, e a energia e a força das danças a caráter. São coreografias que trazem todo o esplendor e técnica da arte da dança. O elenco é composto por bailarinos profissionais da Cia. Jovem Bolshoi Brasil.
Nesta quinta-feira, ONG e crianças podem aproveitar o espetáculo às 15h e interagir com os artistas. O evento é aberto ao púbico geral durante a noite, com o Gala Bolshoi.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tem 24 anos e está em Joinville (SC). É a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé.
O projeto concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 247 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ao ampliar seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
Tem pousoalegrense que se consagrou como bailarino e foi selecionado pela Bolshoi, em 2021. É José Saulo, de 13 anos. Filho de mãe cozinheira e pai metalúrgico, o menino se encantou pelo ballet ao ver vídeos na internet.
Depois iniciar na escola Grand Pass, e em Pouso Alegre, José Saulo foi estudar no Teatro Municipal de São Paulo. Ele foi selecionado pelo Bolshoi e estudou como bolsista em Joinville, cidade onde passou a morar com a família.