No último domingo (6/10), Eduardo do Alex (PSD) foi eleito prefeito de Heliodora, no sul de Minas. Com apenas 21 anos, Eduardo é o prefeito eleito mais jovem em todo estado de Minas Gerais e o segundo mais jovem do país.
Eduardo Cheung foi eleito com 88,17% dos votos válidos, o que significou 3.840 votos. Ele é filho do ex-prefeito da cidade, Alex Leopoldino de Lima, que morreu no ano passado, aos 49 anos, vítima de câncer.
Além disso, essa foi a primeira vez que o jovem prefeito se candidatou para um cargo público. Eduardo será entrevistado pelo Terra do Mandu na próxima quinta-feira (10/10). O prefeito eleito participará ao vivo do Mandu News, às 18h, no Youtube e Facebook do Terra do Mandu.
Quem é Eduardo do Alex
Eduardo Cheung de Lima nasceu no dia 14 de março de 2003. A paixão pela política de Eduardo começou cedo, influenciada por seu avô, que foi vereador, e por sua mãe, que era servidora pública e secretária executiva da Câmara Municipal de Vereadores.
Aos sete anos, ele teve seu primeiro contato direto com a política ao distribuir cartinhas pedindo votos para um deputado que havia intercedido pela internação de sua mãe, que estava tratando de uma doença.
“Infelizmente, sua mãe faleceu meses antes da campanha para deputados em 2010. Essa experiência moldou seu amor pela política e sua luta por melhorias na vida da população”, citou uma parte da biografia enviada pela Assessoria de Imprensa do prefeito eleito.
Eduardo citou que também foi influenciado pela determinação de seu pai, Alex, que chegou a enfrentar dificuldades em sua primeira candidatura em 2012, não sendo eleito. Mas, em 2016, ele conseguiu uma votação expressiva e promoveu mudanças significativas em todos os setores da cidade.
Sua administração, que se estendeu até maio de 2023. Após o falecimento de seu pai, Eduardo se dedicou ainda mais a dar continuidade ao legado que ele deixou. Atualmente, é acadêmico de Direito na FDSM e já ocupou cargos importantes, como Secretário Municipal de Governo (2021-2023) e Superintendente de Planejamento de Gestão (2023-2024).
Ele também atuou como presidente estadual da juventude do partido Avante. Eduardo era o braço direito de seu pai e é conhecido por muitos como “Prefeitinho”, por ser um dos principais nomes do governo do seu pai.