Região

Não resistiu: Jaguatirica morre após infecção causada por queimaduras

Felino foi resgatado após se abrigar em banheiro de sítio. Ela é vítima de incêndio florestal entre São Sebastião da Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí.

Nayara Andery / 26 setembro 2024

A jaguatirica resgatada com ferimentos causados por queimadas em Santa Rita do Sapucaí, morreu nesta quinta-feira (26). Ela estava debilitada e com lesões profundas nas quatro patas. O ferimento estava cheio de larvas.

O felino se refugiou no banheiro externo de um sítio na região da Serra do Paredão, nesta quarta-feira (25). Um vídeo mostra a jaguatirica deitada no banheiro, com marcas dos ferimentos pelo chão e parede.

Moradores pediram ajuda. A Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) resgatou ao animal, com apoio dos moradores. A jaguatirica foi levada para uma clínica veterinária por volta de 21h, onde recebeu atendimento.

Imagens mostram as larvas que saíam das patas queimadas. Segundo a clínica Univet, parceira da PMMA, a jaguatirica recebeu tratamento, mas estava com infecção provavelmente originada pelos ferimentos. Ela teve entre 30 a 40% do corpo queimado.

As patas necrosaram devido às lesões profundas causadas por queimaduras nas patas traseiras e dianteiras. Havia fratura exposta em uma perna. Larvas causaram miíase, conhecida como bicheira e agravaram o quadro.

Por conta da espécie, os veterinários acreditam que as queimaduras nas patas dificultaram a locomoção da jaguatirica e consequentemente, a caçar e alimentação. Ela chegou á clínica em estado grave de debilitação.

Ela recebeu medicação de analgésico, antibiótico e fluidoterapia para hidratação do organismo. Devido ao quadro clínico, ela teve parada cardiorrespiratória e faleceu durante a madrugada.

@terradomandu

Jaguatirica ferida por incêndio florestal se refugiou no banheiro de uma casa, na zona rural de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. A Polícia Militar do Meio Ambiente resgatou o felino com ferimentos nas patas e debilitado, nesta quarta-feira (25). Ela estava na região que teve 1.100 hectares de mata nativa destruída em 13 dias de queimadas. Matéria completa em terradomandu.com.br. Imagens redes sociais e PMMA. #terradomandu #jaguatirica #resgate #queimadas#suldeminas O animal se abrigou em um banheiro da área externa da casa. Marcas de ferimentos ficaram pelo chão e parede do banheiro. Ao capturar a jaguatirica, os militares constataram lesões profundas nas patas dianteiras e traseiras, causadas por queimadas. Larvas saíam dos ferimentos.

♬ som original – Terra do Mandu – Terra do Mandu

 

 

Mais Lidas