Duas cidades da região possuem apenas um candidato a prefeito, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Elder Cassio de Souza (PL) é único candidato a prefeitura de Ipuiúna, enquanto Gabriel Vilas Boas (PSD) disputa sozinho o cargo em Natércia.
Elder Cassio de Souza Oliva, de 58 anos, é o atual prefeito de Ipuiuna e tenta a reeleição. Ele é do Partido Liberal, que tem ainda na composição da coligação, o União Brasil e o PSD. Em 2020 ele foi eleito para o cargo ao receber 50,95% dos votos válidos, um total de 3.137 votos. Saiba mais sobre o candidato:
Gabriel Tiago de Vilas Boas, de 35 anos, também busca a reeleição em Natércia. Ele é do partido Social Democrático (PSD). Em 2020, Gabriel Vilas Boas teve 60,95% dos votos, sendo eleito com 1.948 votos no total. Na última eleição ele era do partido Avante. Saiba mais sobre o candidato:
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE), no caso de municípios com menos de 200 mil eleitores – como as duas cidades do Sul de Minas citadas – a maioria simples dos votos válidos é suficiente para eleger o prefeito. Ou seja, basta o candidato votar em si que ele já terá a maioria dos votos válidos, uma vez que são excluídos os votos nulos e brancos
Recorde no país
Ao todo, no Brasil, os eleitores de 214 cidades terão apenas uma opção de político para votar. É o recorde de cidades com apenas um candidato a prefeito. No pleito de 2020, foram 107 cidades com candidato único, ou seja, metade do registrado em 2024.
Segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o pleito deste ano, o maior número de municípios com candidato único havia sido registrado na eleição de 2000, com um total de 137 cidades.
Minas Gerais é o segundo estado mais cidades com apenas um candidato: 41 municípios. O estado perde apenas para o Rio Grande do Sul (43), ganhando de São Paulo (26) e Goiás (20).