IFSULDEMINAS encerra greve após cerca de três meses sem aulas
Paralisação nacional durou 86 dias. Aulas e projetos têm que ser retomados na próxima semana.
Nayara Andery / 28 junho 2024Paralisação nacional durou 86 dias. Aulas e projetos têm que ser retomados na próxima semana.
Nayara Andery / 28 junho 2024A greve dos servidores do IFSULDEMINAS termina nesta sexta-feira (28/6). O movimento grevista começou em 3 de abril e durou 86 dias com adesão em mais de 350 sedes em todo o país. Aulas devem ser retomadas na próxima semana.
Os acordos entre Ministério da Educação, Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), foram assinados nesta quinta-feira (27/6).
Os pedidos do Sinasefe incluíam “reposição salarial (após congelamento por sete anos), reestruturação de carreiras de técnicos-administrativos e professores, revogação de medidas antidemocráticas dos últimos governos e a recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino (IFEs)”.
Servidores têm até quatro dias para voltar às atividades. No IFSULDEMINAS, a reitoria e os campi Carmo de Minas, Inconfidentes, Passos, Poços e Caldas, machado e Muzambinho voltam a funcionar em 1º de julho. O campus Pouso Alegre reabre aos alunos em 3 de julho e o campus de Três Corações, em 2 de julho.
A instituição informa em nota que refeitórios e alojamentos voltam a funcionar normalmente. Ela vai adotar estratégias para reduzir impactos da greve, como inserir “aulas nos sábados letivos e a readequar férias escolares”.
A greve também afetou em parte, universidades federais. Entre os pedidos do Sinasefe estava a restruturação das carreiras de técnico-administrativos(as) em educação (TAEs) e de docentes.
Segundo o MEI, “os acordos reestruturam as carreiras e representam reajuste médio, em quatro anos, em torno de 28,2% para os docentes e de 31,2% para os TAEs”.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu