Notícia

Sem aulas: Servidores do IF de Pouso Alegre aderem à greve nacional

Paralisação no IF Sul de Minas atinge campi de Pouso Alegre e Poços de Caldas. Servidores falam que greve será expandida na região.

Nayara Andery / 10 abril 2024

Servidores do IF Sul de Minas entraram em greve em Pouso Alegre e Poços de Caldas. Aulas e projetos das unidades estão suspensos a partir desta quarta-feira (10/4). A paralisação é por tempo indeterminado.

A greve nacional é do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). Ela tem adesão de mais de 350 unidades, em 23 estados.

O movimento pede “reposição salarial (devido a congelamento por sete anos), reestruturação das carreiras de técnicos-administrativos e professores, a revogação de uma série de medidas antidemocráticas editadas nos últimos governos e a recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino (IFEs)”.

Segundo os grevistas, mais unidades do IF Sul de Minas podem aderir. “Outras unidades do IFSULDEMINAS terão assembleias para decidir sobre deflagração de greve, e é grande a perspectiva de que o movimento cresça.”

Em nota, a direção do campus Pouso Alegre informa que suspendeu aulas, treinos, projetos e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão. A direção reforça que há discussões e assembleias em andamento.

Ela cita que vai divulgar nota oficial para informar “como serão mantidas as atividades essenciais, se haverá suspensão do calendário acadêmico e informará as diretrizes institucionais que serão adotadas durante o período.” A publicação será feita nos canais oficiais institucionais.

Confira a reportagem em vídeo, com entrevista com a professora Cláudia Catarino, que leciona no Campus Pouso Alegre:

Mais Lidas