Notícia

Sicredi incentiva capacitação a produtores de leite em Itajubá

Realizada por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional, iniciativa visou aprimorar práticas na bovinocultura de leite.

Informe Publicitário / 03 junho 2024

Sicredi incentiva capacitação a produtores de leite em Itajubá. Imagem: reprodução Sicredi

Para promover o desenvolvimento da região, a Sicredi Conexão, através do Fundo de Desenvolvimento Regional, apoiou um curso especializado para os produtores de leite da microrregião de Itajubá, Sul de Minas. O curso foi realizado em parceria com a Faculdade de Itajubá (FEPI) e o Laticínio Santanata, de Wenceslau Brás, município vizinho, focado nas melhores práticas para todos os processos que envolvem a bovinocultura de leite.

O curso teve um total de seis módulos, com tópicos essenciais para a produção, desde a gestão de propriedade até a reprodução animal, passando pela nutrição e criação de bezerras. De acordo com o proprietário da Laticínios Santanata, Luiz Roberto Fortes, a capacitação proporcionou um momento jamais realizado antes aos produtores da região.

“Fomos convidados pelo Sicredi e pela FEPI a unir esforços e achei a ideia interessantíssima para capacitar os produtores do leite aqui da região. É até inédito, nunca tínhamos visto isso”

Já Leonardo Siqueira, médico veterinário e professor da FEPI, enfatizou a importância de despertar novos interesses entre os produtores. “Nós conseguimos contemplar, pelos seis módulos que ministramos, diversas informações que os participantes frequentemente têm dúvidas e, vamos deixar como fonte de inspiração para que outros produtores vejam a mudança e a gente possa fazer mais cursos com o Sicredi”, destaca.

O produtor rural e participante do projeto, Bruno França Leite, agradeceu ao Sicredi por todo o conhecimento prático e técnico, adquirido. “Eu aprendi muito, não é só a parte de alimentação de qualidade e sim, também financeira, que o Sicredi explicou para nós também. O Sicredi tem nos apoiado bastante, com palestras, tem um companheirismo tão grande com a gente, que é como se fossem da família”, conclui.

Evolução em Minas Gerais

O Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão tem proporcionado evolução constante aos municípios em que está inserida. Em 2023, mais de R$ 2,2 milhões foram destinados à realização de 268 projetos em toda a área de atuação da Cooperativa, como este realizado em Itajubá/MG, e o gerente regional de Desenvolvimento em Minas Gerais, Vitor Debortolli, ressaltou a relevância da iniciativa para a região.

– O Fundo de Desenvolvimento Regional é um grande marco na trajetória de expansão da Sicredi Conexão em Minas Gerais, pois com essa iniciativa é possível trazer não apenas oportunidades de desenvolvimento econômico, mas também de evolução das pessoas em cada município, sempre levando em consideração suas particularidades – frisa Debortolli.

Os projetos inscritos na edição deste ano do Fundo de Desenvolvimento Regional estão em fase de análise nos comitês locais e para conferir outros projetos beneficiados pela iniciativa, acesse o site: https://fundo.sicrediconexao.com.br. Clique aqui e conheça mais sobre o projeto realizado em Itajubá/MG.

Mais Lidas