Emprego

Condenados pela justiça ganham nova oportunidade no mercado de trabalho

Parceria entre Senac e APAC oferece cursos profissionalizantes para recuperandos. Há exemplos de homens que, mesmo no regime semiaberto, conseguiu emprego fora do sistema.

Magson Gomes / 02 junho 2024

Bruno Henrique, de 27 anos, está em processo de ressocialização. Ele foi condenado há nove anos de prisão. Hoje, Bruno cumpre a pena dentro da APAC, Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, onde são chamados de recuperandos, devido à metodologia de inserção das pessoas de volta na sociedade.

Na APAC, Bruno Henrique aprendeu o ofício de padeiro. Como está no regime semiaberto, foi indicado para uma vaga em um supermercado de Pouso Alegre. VEJA NO VÍDEO ACIMA!

Assim como Bruno Henrique, outros homens que cumprem pena na APAC participam de cursos de qualificação para o mercado de trabalho. O Senac tem uma parceria com a instituição para ministrar os cursos dentro da APAC.

De acordo com a supervisora pedagógica do Senac, Taiane Coutinho, nos últimos anos, mais de 300 homens que estão ou estavam na APAC participaram dos cursos profissionalizantes.

Atualmente, a APAC de Pouso Alegre produz pães que são servidos nas escolas municipais. São quase de mil unidades por dia produzidas aqui, pelos assistidos na instituição. VEJA NA REPORTAGEM ACIMA!

Com o sucesso do programa em 2023, estão previstos mais seis cursos para 2024, evidenciando o compromisso do Senac e da APAC com a capacitação e reinserção dos indivíduos no mercado de trabalho.

Além disso, um novo projeto envolvendo o Rede de Carreiras (portal gratuito do Senac que reúne currículos, criado para facilitar o encontro de empresas e profissionais de forma moderna e rápida) está em andamento, visando intermediar a contratação dos recuperados ao término de suas penas, conectando-os com oportunidades de emprego compatíveis com suas qualificações e perfil profissional.

Essa iniciativa promete contribuir ainda mais para a reinserção desses indivíduos na sociedade, proporcionando-lhes uma segunda chance e promovendo a ressocialização de forma efetiva.

Para outras informações sobre as atividades do Senac em Pouso Alegre, acesse o site do Senac, entre em contato pelo telefone (35) 2103-2450, ou presencialmente com a Central de Relacionamento da unidade, localizada na Avenida Vicente Simões, 370.

 

Mais Lidas