Emprego

Edital da Guarda Municipal de Pouso Alegre terá 50 vagas e deve sair em 60 dias

Prefeito Dimas Fonseca afirmou que estudo define no mínimo 50 vagas e que estatuto está em fase de construção.

Nayara Andery / 29 maio 2024

Centro Integrado de Defesa Social, de Pouso Alegre.

A recriação da Guarda Municipal de Pouso Alegre deve acontecer a partir de 2024, afirma o prefeito Dimas Fonseca. Ele diz que o estatuto está em elaboração e o edital do concurso deve sair em até 60 dias, com no mínimo 50 vagas.

A data ainda não foi confirmada. “Estamos em ano eleitoral e temos que obedecer a lei eleitoral.” Ele afirma que pode ser que nova GM seja uma guarda armada e que ela terá profissionais qualificados e treinados.

Essa GM vai cuidar de locais e patrimônios públicos, com rondas preventivas, intervenção em situações de emergência e apoio à população. De acordo com o prefeito, o serviço vai complementar, sem interferir nas funções de órgãos de segurança estaduais.

“Por exemplo, queremos policiamento 24h nas praças Senador José Bento, João Pinheiro e sabemos que a Polícia Militar não tem condições de fazer isso. Então a GM será um auxílio, um olho da PM. Podemos passar informações reais e constantes para os órgãos de segurança para o município.”

A prefeitura informa que a GM vai seguir as diretrizes do Estatuto Geral das Guardas Municipais. Ele é regido pela Lei Nº 13.022/2014.

https://www.youtube.com/watch?v=AO3n3YNUJqA&ab_channel=TerradoMandu

Mais Lidas