Notícia

Três metodologias para colocar a inovação em prática

A inovação acontece através um processo onde a criatividade e a colaboração são essenciais. Confira mais no artigo sobre Inovação e Tecnologia.

Andrea Garanovscki & Ricardo Santucci / 22 maio 2024

Imagem: reprodução Canva

A inovação é a chave para o sucesso nos negócios modernos e introduzi-la no dinâmico dia a dia das empresas é um grande desafio para os empreendedores e líderes. Com o auxílio de metodologias é possível impulsionar a inovação de forma consistente e que gere resultados.

Inovação como processo

A inovação acontece através um processo onde a criatividade e a colaboração são essenciais e que, com o reforço da cultura, se torna um modelo de pensamento ou ‘mindset’ em que todos na empresa estão engajados.  A inovação vai muito além do ato de fazer algo novo, ela tem a ver também com o processo de melhoria contínua e incremental, encontrando formas de resolver problemas através de soluções inovadoras.

Saiba mais sobre os modelos de inovação que você pode trazer para o seu negócio

Colocando a inovação no seu dia a dia

Não há mágica para colocar a inovação no dia a dia do seu negócio.  É preciso muito foco, comprometimento e resiliência para fazer a transformação acontecer e colher os resultados.

As metodologias são aliadas de empreendedores, líderes e suas equipes para exercitarem a inovação no cotidiano dos negócios, evoluindo a ponto de se tornar inerente às atividades de todos os colaboradores.

Conheça mais sobre a cultura da inovação

O importante é dar o primeiro passo e encontrar a melhor metodologia ou combinação entre elas que sejam mais adequadas às características e à maturidade do seu negócio.

Abaixo você tem as 3 das principais metodologias que habilitam a inovação e são bastante usadas no mercado.

1 – Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano que coloca as necessidades e desejos dos clientes no centro do processo de inovação. Consiste em uma série de etapas iterativas, incluindo entendimento do problema, ideação, prototipagem e teste.

Essa metodologia estimula a criatividade, a colaboração e o foco no usuário final, resultando em soluções inovadoras e orientadas para o cliente.

Conheça mais sobre essa poderosa metodologia de inovação e transformação de negócios

2 – Gestão Ágil e SCRUM

Em um cenário em que as exigências dos consumidores mudam rapidamente, as empresas precisam ser ágeis em propor soluções, serviços e produtos que atendam essas mudanças.

Este é o objetivo desta metodologia, que inicialmente é focava na gestão de projetos e desenvolvimento de software, mas que é aplicável a qualquer área de negócio.  Ele se baseia em iterações curtas e incrementais, permitindo que as equipes multifuncionais entreguem valor de forma rápida e contínua de forma colaborativa e com aprendizado contínuo.

3 – Kaizen

O Kaizen é uma filosofia japonesa de melhoria contínua, que visa aprimorar todos os aspectos de uma organização, desde processos e produtos até cultura e comportamento, enfatizando a participação de todos os membros da organização na identificação de problemas e na proposição de soluções. Sua base é que pequenas melhorias incrementais sejam implementadas regularmente, resultando em ganhos significativos ao longo do tempo, assim como, promovendo uma cultura de inovação sustentável.

Uma semana inspiradora para colocar a inovação no seu dia a dia com resultados!

Inspire a Inovação e a Transformação

“A inovação sempre significa um risco. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar é muito mais arriscado do que construir o futuro.”  Peter Drucker

Mercado em Movimento

  • Inteligência Artificial em Rápida Evolução

Nas últimas semanas foi anunciado pela OpenAI, criadora do ChatGPT, uma nova evolução da tecnologia de inteligência artificial (IA).  Batizada de GPT-4o ela traz modelo de linguagem chamada “multimodalidade nativa” que raciocina diretamente em qualquer formado (o “o” vem de omni) e pode responder falando – com uma voz incrivelmente humana.

Com mais essa evolução da tecnologia, o espaço para discussões de benefícios e riscos da IA ser cada vez mais “parecida” com humanos está aberto.

Nossos colunistas:

Andrea Garanovscki de Paula, empreendedora e especialista em marketing e inovação, atuando em grandes organizações com digitalização, martech, gestão de dados e projetos ágeis e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais.

Ricardo Santucci, é empreendedor e profissional com experiência em transformação de negócios e estratégias de digitalização, gestão da inovação, cultura de dados e projetos ágeis em empresas de diferentes segmentos e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais.

Saiba mais sobre a ARX Resultados Exponenciais. Visite nosso site.

Andrea e Ricardo. Imagem: reprodução ARX Exponencial


Mais Lidas