Região

Homem é salvo após cair de paraglider na Serra da Mantiqueira

Acidente aconteceu em Itamonte. Bombeiros usaram helicóptero para localizar e resgatar vítima, que estava em área de difícil acesso.

Nayara Andery / 22 abril 2024

Um homem de 42 anos caiu de paraglider, quando sobrevoava a Serra da Mantiqueira, em Itamonte. O local é de difícil acesso, perto da rampa de decolagem. Ele foi salvo pelos bombeiros neste sábado (21/4).

O helicóptero Arcanjo, foi trazido pela equipe dos Bombeiros de Varginha, para ajudar na localização e resgate. A aeronave da 2ª Companhia Especial de Operações Aéreas atua no Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV).

A primeira dificuldade foi encontrar onde a vítima caiu. Segundo os bombeiros, “após encontrá-la, o comandante da aeronave fez um voo pairado e desembarcou um operador aerotático em uma clareira próxima”.

O operador foi até o homem que estava na mata e fez o primeiro atendimento. A vítima estava com hipotermia e hipoglicemia, com dores no corpo, mas sem fraturas aparentes.

Em seguida, o homem foi levado para uma área de clareira e foi embarcado no helicóptero. A aeronave decolou para São Lourenço, onde a vítima foi entregue aos cuidados do médico do Samu. Ele foi levado para o hospital.

Resgates pelo ‘Arcanjo’

O SAAV atende ocorrências de diversos tipos, no Sul de Minas. Esse helicóptero Esquilo AS 350 B2, é chamado de ‘Arcanjo’. Esse serviço é uma parceria entre Bombeiros, Samu e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

O aniversário de oito anos de implantação do SAAV na região é no próximo domingo (28/4). Segundo os bombeiros, o trabalho com a aeronave e equipe aérea trouxe mais qualidade e agilidade para o atendimento médico regional.

E diversos atendimentos de urgência de alta complexidade já contaram com a intervenção desse transporte aéreo. A aeronave tem Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) completa e equipe altamente qualificada. Eles possuem treinamento especializado para oferecer todos tipos de atendimento.


Mais Lidas