Gardênia tem linhas substituídas pela Viação Santa Cruz após fiscalização
Fiscalização do DER-MG e Seinfra aconteceu no Sul de Minas e tirou dez veículos de circulação, por más condições.
Nayara Andery / 17 abril 2024Fiscalização do DER-MG e Seinfra aconteceu no Sul de Minas e tirou dez veículos de circulação, por más condições.
Nayara Andery / 17 abril 2024Linhas intermunicipais da Gardênia tiveram circulação suspensa após fiscalização, no Sul de Minas. O motivo surgiu com reclamações de usuários. As linhas atingidas têm itinerários em Pouso Alegre, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Caldas.
A fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) aconteceu de 10 a 12 de abril. O foco foi checar condições de segurança e cumprimento das viagens.
Usuários denunciaram más condições dos veículos e atrasos nas viagens. O Terra do Mandu fez reportagem em 2023 com reclamações na linha Sertãozinho (Borda da Mata).
Segundo a Seinfra, a Gardênia atende 107 municípios do Sul de Minas e transporta em média 2 milhões de passageiros por ano. A fiscalização abordou quase toda a frota que atende Cássia, Passos e Poços de Caldas.
Em 12 dos 13 veículos checados foram encontrados problemas em itens de segurança e conforto. A empresa foi autuada por esses motivos e por desrespeito ao horário da linha.
Os fiscais tiraram dez ônibus de circulação, devido a problemas de manutenção. A Seinfra informa que a Gardênia tem que sanar as irregularidades, passar por nova vistoria do DER-MG para voltar a usar esses veículos.
A Seinfra autorizou que a Viação Santa Cruz opere emergencialmente as linhas suspensas, para evitar que usuários sejam prejudicados. Confira as linhas:
3642 – Pouso Alegre a Poços de Caldas
36424 – Caldas a Poços de Caldas (ATP)
36425 – Pouso Alegre a Santa Rita de Caldas (ATP)
36426 – Caldas a Poços de Caldas
Eriênio de Souza, diretor de regulação dos contratos de transporte coletivo da Seinfra, explica que o objetivo é averiguar a qualidade do serviço oferecido. O próximo passo é a análise das irregularidades encontradas.
“Caso necessário, poderemos instaurar um processo administrativo e aplicação de outras penalidades, previstas no Regulamento do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano de Passageiros (RSTC) e nos contratos firmados com a empresa.”
O Terra do Mandu tentou contato com a empresa, mas nenhum responsável foi encontrado para falar do assunto.
Usuários denunciam inúmeros problemas ao longo dos anos, além dos atrasos nas linhas. Tem veículos que param na rodovia ou no decorrer do trajeto, devido à problemas mecânicos. O relato de quem usa o serviço é o medo disso causar um acidente e ferir quem está no veículo.
Imagens chegaram a mostrar que a manutenção precária faz chover dentro de alguns veículos. Teve até usuário que abriu guarda-chuva dentro do ônibus para não se molhar durante a viagem.
Uma fiscalização do DER-MG foi realizada nessa linha, após a reportagem. A empresa recebeu dois autos de infração devido às irregularidades encontradas no único veículos que faz essa linha.
O DER-MG orienta que as pessoas registrem reclamações dos problemas com linhas de transporte pelos canais oficiais. Eles são o telefone 162 (opção 9), WhatsApp (31) 3915-2022, aplicativo MG App, der.mg.gov.br e [email protected].
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