Notícia

DER-MG fiscaliza ônibus da Gardênia que faz linha Sertãozinho

Instituição encontrou irregularidades durante fiscalização feita após denúncia de usuários ao Terra do Mandu.

Nayara Andery / 14 julho 2023

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) fiscalizou ônibus que faz a linha Sertãozinho, da Viação Gardênia. A fiscalização aconteceu em julho, após reportagem com denúncias de usuários da linha ao Terra do Mandu.

Moradores do Sertãozinho, distrito de Borda da Mata, relataram que o ônibus tem pane mecânica várias vezes por semana. Até fogo foi registrado em um dia quando o ônibus ainda fazia a linha e os usuários tiveram que descer no meio do caminho.

Essa linha transporta a população para Pouso Alegre. O problema é frequente e segundo os usuários, se repete há muitos anos. Eles já reclamaram para funcionários da empresa, mas sem mudanças, temem pela segurança dos usuários e motoristas.

A fiscalização do transporte intermunicipal é de responsabilidade do DER-MG. Em nota ao Terra do Mandu, o órgão respondeu que a fiscais realizaram a vistoria do ônibus denunciado, em 5 de julho.

DER-MG fiscaliza ônibus da Gardênia que faz linha Sertãozinho. Foto Elias Cássio Rezende.

Eles fizeram o “acompanhamento operacional da linha 3516A (Sertãozinho – Pouso Alegre), no Terminal Rodoviário de Pouso Alegre. Foi vistoriado o veículo de placa EJW1830, sendo constatados itens de mal estado de conservação e manutenção, o que ocasionou a lavratura de dois autos de infrações, não sendo o veículo retirado de circulação. Esta linha opera apenas com um veículo”.

A instituição não informou quais as irregularidades e se a empresa foi multada ou quais os procedimentos que a empresa terá que cumprir. A reportagem não conseguiu contato com a direção da Viação Gardênia.

Moradores informaram que essa foi a primeira fiscalização e que em 12 de julho o DER-MG vistoriou novamente os veículos. O usuário Elias Rezende viu a fiscalização em 5 de julho. “O extintor estava vencido daí tiveram que trocar na hora, e encontraram outra irregularidade que não nos informaram mas liberam o ônibus com a condição de arrumar.”

Ele usa a linha todos os dias para trabalhar e contou que após a fiscalização, “a empresa trocou o ônibus que estava quebrando direto e colocou um menos pior até o momento não quebrou mas é bem velho também. Depois da reportagem não atrasou e não quebrou porque trocaram de ônibus”.

Segundo o usuário, a Gardênia tentou ‘driblar’ a segunda fiscalização. “Estavam vindo do Sertãozinho às 17h com o ônibus branco que é o que está em pior estado de conservação e vivia quebrando. Quando chegou na Gardênia a funcionária parou o motorista para avisar que o DER estava na rodoviária pra fiscalizar. Pediram para os passageiros descerem e entrar no ônibus menos pior.”

Tentamos novo contato com o DER-MG para solicitar informações sobre a segunda fiscalização. Até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.

Canais para reclamação

Denúncias da população na regional do DER-MG de Pouso Alegre, que tem sede em Itajubá, podem ser realizadas pelo site (https://www.der.mg.gov.br/atendimento/fale-conosco) e também pelo e-mail crg19@der.mg.gov.br

Mais Lidas