Notícia

Irmão Dino, falecido em janeiro, dará nome à nova creche em Pouso Alegre

Falecido aos 88 anos, Irmão Dino Girardelli chegou em Pouso Alegre em 1959, onde atuou no Colégio São José; escola deve ficar pronta em 2024

Iago Almeida / 03 abril 2024
Irmão Dino, falecido em janeiro, dará nome à nova creche em Pouso Alegre

Foto: PMPA

A prefeitura está construindo uma nova unidade educacional infantil em Pouso Alegre, no bairro Buritis, que deve ser entregue ainda em 2024, segundo a previsão. O prédio atenderá crianças de 0 a 5 anos e terá capacidade para 300 alunos.

E o nome do da creche está definido. Por indicação do vereador Dionísio, os demais vereadores aprovaram a denominação da escola municipal como Centro de Educação Infantil Irmão Dino Girardelli. A aprovação aconteceu na sessão ordinária desta terça-feira (2/4).

O prédio da nova escola terá 894 m² de área construída e contará com três blocos: administrativo, refeitório e salas de aula. Além disso, a escola contará com sala multiuso e pátio coberto. A obra está em uma área de 5,5 mil m².

Segundo a prefeitura, o serviço será executado através de uma parceria público-privada com empresa Veccon, em contrapartida a um empreendimento realizado na cidade. As obras começaram no fim de 2021 e a escola deve iniciar as operações no início de 2025.

Irmão Dino, falecido em janeiro, dará nome à nova creche em Pouso Alegre

Foto enviada pela Câmara de Vereadores

História de Irmão Dino

Irmão Dino nasceu na Itália em 14 de abril de 1935. No período da adolescência, Irmão Dino sentiu o chamado para a vida religiosa, ingressando na Congregação dos Filhos de Maria Imaculada – Pavonianos.

Após um breve período transcorrido no Seminário Arquidiocesano de Trento, transferiu-se em 1952 para o Seminário Pavoniano de Tradate, para terminar os estudos do Ensino Médio e se tornar missionário.

Aos 22 anos, o jovem, deixou a Itália e veio para o Brasil, colocando-se a serviço da juventude. Desembarcou no país em 3 de junho de 1957. Corajoso e com espírito empreendedor, Irmão Dino trabalhou em Rio Bananal (ES), São Leopoldo (RS), Brasília, além de Pouso Alegre e Elói Mendes (Sul de Minas).

Obteve a cidadania brasileira quando morava em Pouso Alegre e também foi agraciado com o Título de Cidadão Pouso-alegrense pela Câmara de Vereadores. Irmão Dino foi uma personalidade importante na área da Educação de Pouso Alegre. Na cidade, ele lecionou por mais de 15 anos e também foi diretor do Colégio São José.

“O Irmão Dino amou o Colégio São José e o adotou como sua casa, deixando um legado inestimável em nossa instituição. Ele era muito querido por todos que o conhecia, tinha uma fé inabalável e sempre estava rodeado de amigos. Viajou pelo mundo, conheceu lugares e culturas diferentes. Era apaixonado pela Itália, mas precisamente por seu povoado”, escreveu o colégio, como homenagem.

Irmão Dino morreu no dia 26 de janeiro de 2024. Ele lutava contra um câncer e faleceu aos 88 anos. Seu corpo foi velado no Ginásio do Colégio São José, em Pouso Alegre, e cremado no Cemitério Parque da Saudade, em Varginha. As cinzas de Irmão Dino foram levadas para cidade natal dele, o povoado Besagno, na Itália.

Mais Lidas