Região

Cemig investe em veículos especiais para atendimento em áreas de difícil acesso

Helicópteros, quadriciclos e caminhonetes 4x4 são utilizados para chegar em pontos afetados por tempestades, por exemplo.

Terra do Mandu / 01 abril 2024

Helicópteros levam equipes até locais que não é possível chegar por terra. Foto: Divulgação Cemig

A Cemig utiliza veículos e equipamentos especiais para atendimento em áreas de difícil acesso. São quadriciclos, caminhonetes 4×4 e helicópteros. Segundo a companhia, o sistema elétrico tem sido duramente afetado pelas tempestades, provocando queda de árvores nas estruturas, descargas atmosféricas e arremesso de objetos na rede elétrica. A frota especial é reforço para períodos de chuvas intensas e tempestades.

Para atendimentos em áreas de difícil acesso, a Cemig tem à disposição dois helicópteros que podem transportar técnicos e materiais, além de inspecionar com mais facilidade o sistema de distribuição.

No ano passado, os helicópteros foram acionados cinco vezes para atendimento a emergências, somando aproximadamente 1.100 km de linhas percorridas na identificação dos fatores causadores de interrupção de energia elétrica.

“Foram realizados desde o voo de inspeção com técnicos até o transporte de materiais necessários, agilizando muito o restabelecimento do fornecimento de energia aos clientes”, conta Fabio Lana, técnico do Sistema Elétrico da Cemig.

Quase R$ 3 milhões investidos em quadriciclos (UTV)

Cemig utiliza quadriciclos para chegar a locais de difícil acesso. Foto: divulgação Cemig

Para auxiliar as equipes de campo, a Cemig adquiriu 20 quadriciclos fora-de-estrada do tipo UTV (sigla em inglês para Utility Vehicle Task). Para adquirir esses veículos, a companhia investiu cerca de R$ 2,8 milhões, em 2022.

Esse tipo de veículo é utilizado em serviços emergenciais para acessar onde não é possível chegar com caminhonetes 4×4, principalmente no período chuvoso. Os UTVs, além de levar os colaboradores em áreas de difícil acesso, também são importantes para o transporte de equipamentos e materiais.

Delto Rodrigo Ambrósio, supervisor do sistema elétrico da distribuição da Cemig, explica como as UTVs estão facilitando o serviço das equipes de campo da Cemig e, desta forma, beneficiando os clientes da empresa.

“O UTV é utilizado em locais onde não é possível transitar com o veículo normal ou 4×4. Dessa forma, utilizamos o quadriciclo fora-de-estrada, tanto para atendimento de clientes sem energia quanto para serviços de ampliação e construção de novas redes. Eles facilitam na instalação de postes em alto de morros e, também, para levar transformadores e outros materiais pesados, facilitando o serviço das equipes de campo e reduzindo o tempo de atendimento das manutenções emergenciais”, destaca.

Quadriciclo em ação. Foto: Cemig

Mais Lidas