Gente do Mandu

Alunos de escola municipal criam repelente natural contra o mosquito da dengue, em Pouso Alegre

A composição do repente natural tem cravo da índia, álcool 70 e óleo de amêndoa. A criação é dos alunos do ensino integral da Escola Vasconcelos Costa.

Terra do Mandu / 26 março 2024

Alunos de escola municipal criam repelente natural contra o mosquito da dengue em Pouso Alegre. Foto: divulgação prefeitura

Alunos da rede municipal de educação de Pouso Alegre desenvolveram um repelente natural contra o mosquito da dengue. O ‘Xô Mosquito’ foi criado pelos estudantes do ensino integral da Escola Municipal Vasconcelos Costa, do bairro Bella Itália, região do Faisqueira.

A proposta surgiu dentro da parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sebrae, onde são passados conhecimentos para os alunos e professores sobre empreendedorismo.

Diante da explosão dos casos de dengue em Pouso Alegre, assim como por todo o Brasil, os alunos decidiram criar o ‘Xô Mosquito’, para acabar com o Aedes aegypti. A proposta segue a ideia de criar produtos que possam ser comercializados.

De janeiro até 21 de março Pouso Alegre já confirmou 821 casos de dengue, sendo 2.337 notificações.

Os ingredientes do repelente natural

A composição do repente natural tem cravo da índia, álcool 70 e óleo de amêndoa. O antídoto foi elaborado após um estudo sobre o mosquito Aedes aegypti e a conscientização sobre os problemas que ele causa.

Segundo a coordenadora do período integral da escola, Anne Freire Rodrigues, os alunos, preocupados em contribuir para a solução desse problema na comunidade, decidiram criar repelentes naturais para uso próprio e também para venda, promovendo, assim, o empreendedorismo e oferecendo um produto que beneficie toda a população.

Repelente surgiu através de projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae. Foto: divulgação prefeitura

Mais Lidas