Pouso Alegre

Motociclista fica ferido após fio solto de internet grudar em seu pescoço

Câmera de segurança flagrou o momento em que o homem passava de moto por uma rua do centro de Pouso Alegre e foi puxado pelo fio

Iago Almeida / 08 março 2024

O que disse a Cemig?

A Cemig esclarece que o cabo em questão não faz parte da rede da companhia, tratando-se de cabeamento de empresa prestadora de serviços de telecomunicações, que utiliza os postes de maneira compartilhada, mediante assinatura de contratos, observando a regulação emitida pelos órgãos competentes. As empresas de telecomunicações são responsáveis pela fixação e preservação de seus cabos em perfeitas condições, de acordo com as normas técnicas. A responsabilidade pela manutenção e correção de eventuais condições inseguras também é dessas empresas. 

A Cemig destaca que realiza um trabalho de acompanhamento da situação das redes utilizando suas equipes do serviço de campo. Quando são identificadas situações inseguras ou chegam informações de terceiros sobre risco à população, imediatamente a Cemig aciona as empresas de telecomunicações.

Em casos de risco iminente, a própria Cemig realiza o primeiro atendimento para eliminar a condição de risco, até que as empresas responsáveis realizem a adequação definitiva em suas redes. A Cemig tem instruído as empresas que compartilham os postes para que busquem uma melhor gestão de seus próprios ativos, de modo a trazer mais segurança à população, às redes de telecomunicações e à rede de distribuição de energia elétrica.

Em ocorrências com fios partidos, que podem ser ocasionadas por chuvas, raios, colisões de veículos e quedas de árvores, dentre outras situações, a população deve acionar a companhia imediatamente. Vale destacar que, ao encontrar um fio caído ao solo, a pessoa não deve se aproximar nem deixar ninguém se aproximar do cabo, pois ele pode estar energizado. Nesse caso, a recomendação da Cemig é que a população acione imediatamente a companhia pelo telefone 116 – que funciona 24 horas por dia – e aguarde a chegada dos técnicos no local. Em caso de perigo e/ou acidentes, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM, 190.

Mais Lidas