Notícia

As contas do Pouso Alegre para escapar da repescagem contra rebaixamento no Mineiro

Time chega à última rodada no Z-3. Uma vitória diante do Patrocinense, neste sábado, às 16h30, pode garantir vaga no Troféu Inconfidência. Empate ou derrota é Z-3.

Magson Gomes / 01 março 2024

Foto: reprodução PAFC

Neste sábado (2/3), tem a última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. Os semifinalistas estão definidos. No entanto, ainda não é possível cravar em vai disputar o Troféu Inconfidência, do quinto ao oitavo, e os três últimos que vão para a repescagem contra o rebaixamento.

O Pouso Alegre chega a esta rodada ainda sonhando com a vaga no Inconfidência. Mas a realidade momentânea é a penúltima posição, entre os 12 times do Mineiro.

O confronto decisivo do Pousão é diante do Patrocinense, em Patrocínio, às 16h30. Horário que serão os seis jogos da rodada. O adversário está na briga direta para as mesmas possibilidades.

O único time já definido que vai para a repescagem é o Democrata-GV, com 4 pontos. Athletic está garantido no Troféu Inconfidência. América, Atlético, Cruzeiro e Tombense vão para a semifinal, a definir confrontos.

Vamos às contas do Pousão!

Das 12 equipes, seis estão com situação indefinida, que tanto podem ficar entre os três últimos, como podem ficar entre o quinto e o oitavo lugares. São elas:

  • Uberlândia, com 8 pontos e -2 gols de saldo;
  • Itabirito, com 8 pontos e -3 gols de saldo;
  • Villa Nova, com 8 pontos e -4 gols de saldo;
  • Patrocinense, com 8 pontos e -6 gols de saldo;
  • Ipatinga, com 7 pontos e -5 gols de saldo;
  • Pouso Alegre, com 6 pontos e -10 gols de saldo.

No melhor cenário possível, em caso de vitória, o Pouso Alegre vai a nove pontos e pode até passar todos esses aí, já que não há confronto direto entre eles. Neste caso, o Dragão do Mandu terminaria na sexta posição geral.

No cenário menos otimista, mas ainda bom, seria uma vitória diante do Patrocinense e derrota de qualquer outra equipe desse grupo, para evitar a repescagem.

A derrota de outra equipe do grupo é algo possível, diante dos confrontos da rodada. Ipatinga pega o Atlético e Uberlândia joga contra o Cruzeiro.

Para fechar, um empate ou uma derrota deixa o Pouso Alegre na mesma posição de início da rodada, vice lanterna e vaga na repescagem contra o rebaixamento.

Reforços e confronto com ex-Pousão

O técnico Gustavo Brancão recebeu três reforços na semana que já estão liberados para jogar. São dois laterais Da Silva (direito) e Jordan Kaique (esquerdo) e o atacante Igor Goularte. Tem ainda o retorno do atacante David Lima, que estava com garganta inflamada e não jogou contra o Cruzeiro.

Do lado do Patrocinense, são três jogadores que passaram pelo Pousão. O goleiro Cairo, que estava em todas as conquistas recentes do time, ele é dúvida para a partida após sofrer uma lesão; o lateral direito Nando, que tem o mesmo histórico de conquistas que o Cairo. Outro com passagem pelo Mandu é o volante Gabriel Galhardo, que fez jogos pela Série C no Dragão.

O técnico do Patrocinense é Rogério Henrique, campeão invicto da Segundona pelo Pouso Alegre, e que treinou o time na metade da campanha do Módulo 2 e esteve em 2023, na tentativa de salvar o time do rebaixamento para a Série D.

O Terra do Mandu narra a partida entre Patrocinense e Pouso Alegre, no YouTube e Facebook. Acompanhe com a gente!

Mais Lidas