Notícia

Novo CD da Adidas prevê geração de 260 empregos no Sul de Minas

Com investimento de R$ 70 milhões, instalações da líder na indústria de artigos esportivos foram construídas do zero em Extrema

Nayara Andery / 22 fevereiro 2024
Novo CD da Adidas prevê geração de 260 empregos no Sul de Minas

Foto: Divulgação DHL

Mais uma grande marca escolheu o Sul de Minas Gerais para centralizar suas operações logísticas. A gigante alemã dos artigos esportivos Adidas inaugurou neste mês, um novo Centro de Distribuição (CD) na cidade de Extrema.

O novo CD está focado no e-commerce de produtos importados e nacionais, com envio para todo o país. O investimento foi de de mais de R$ 70 milhões e realizado pelo operador logístico DHL.

As instalações foram construídas do zero. O novo CD, com cerca de 40 mil m², será o principal hub logístico da adidas no Brasil, atendendo as três áreas (e-commerce, varejo e lojas próprias) de forma sinérgica em um desenho logístico mais ágil, eficiente e tecnológico.

O armazém abriga 50 mil SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) e 5 milhões de itens, um dos maiores estoques esportivos do País (roupas, tênis e acessórios). Nos próximos meses, será instalado no telhado uma usina solar que deve gerar 35% do consumo energético desta operação.

Este projeto gerou 400 postos de trabalho diretos em Extrema, sendo que parte da equipe é originária de outras operações da adidas. A previsão da DHL ainda é gerar 260 empregos nos próximos três anos.

“Este novo CD traz uma nova visão para o desenho logístico da adidas no Brasil. Ele capta as condições mais favoráveis na região e traz um novo fluxo operacional com muita inteligência logística e tecnologia embarcada. Com isso, vamos proporcionar maior agilidade as entregas, confiabilidade e eficiência. Esta será uma das operações mais modernas do Brasil, uma vez que vamos automatizar quase por completo três processos: movimentação da carga no armazém, sorteamento no e-commerce e embalagem”, disse Gabriela Guimarães, Vice-presidente de Varejo e E-commerce da DHL Supply Chain.

O armazém dispõe de esteiras automáticas para agilizar a movimentação interna de carga. Soma-se a isso um equipamento automatizado de sorteamento (separação do produto para envio) e um robô que “lê” qual o item da vez e realiza a embalagem, que será utilizado na área de e-commerce.

Ainda segundo a DHL, para reduzir resíduos não-degradáveis, essas embalagens serão feitas quase exclusivamente com papeis. As entregas desta operação contam ainda com Torre de Controle da DHL que, além de supervisionar, gera dados e insights relevantes para o aprimoramento do negócio.

Novo CD da Adidas prevê geração de 260 empregos no Sul de Minas

Foto: Divulgação Agência Minas

Empresa global e referência em produtos esportivos

A marca, atual fornecedora de uniformes para os clubes mineiros de futebol (Atlético e Cruzeiro), é mais uma empresa global a ser atraída pelas boas oportunidades de negócios em Minas Gerais, de acordo com a Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (Invest Minas), o principal polo logístico e de e-commerce do Brasil.

“A chegada da Adidas a Minas Gerais confirma a posição do nosso estado como uma referência também na atração de investimentos de grandes marcas esportivas nacionais e internacionais”, afirma o o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Ele ressalta, ainda, a localização estratégica que, do ponto de vista logístico, contribui consideravelmente para o impulsionamento da economia mineira. “O CD representa um grande potencial de estímulo de toda uma cadeia, além de fonte de arrecadação, o que significa, na ponta, mais empregos, renda e qualidade de vida para a população”, reforça o secretário.

Fundada em 18 de agosto de 1949 por Adi Dassler, com sede em Herzogenaurach, na Alemanha, a Adidas já nasceu com a vocação para o desenvolvimento de produtos para a prática de esportes. A empresa chegou ao Brasil em 1973 e, hoje, é uma das referências em produtos esportivos também para o público brasileiro.

Andre Biancardini, diretor sênior de Supply Chain Management na Adidas Brasil, compartilha que “o novo centro de distribuição nos garante uma plataforma sólida para o crescimento esperado para a empresa nos próximos anos. A mudança para Extrema nos torna mais próximos dos nossos principais clientes na região, e garante mais tecnologia e automação, com grande foco em sustentabilidade”.

Novo CD da Adidas prevê geração de 260 empregos no Sul de Minas

Foto: Divulgação Agência Minas

Novo CD da Adidas prevê geração de 260 empregos no Sul de Minas

Foto: Divulgação Agência Minas

MG se torna um grande polo logístico

Assim como a Adidas, várias empresas globais escolheram Minas Gerais nos últimos anos como centro de suas operações logísticas, reforçando, segundo a Invest Minas, o estado como o principal centro logístico do país atualmente.

Marcas esportivas internacionais, como Nike, Mizuno e Under Armour, e nacionais, como Olympikus e Centauro, são algumas das empresas que possuem estruturas logísticas em Minas para ganhar competitividade no mercado, assim como gigantes do varejo como Privália, Via Log (Casas Bahia e Ponto), Mercado Livre, Amazon, Tok Stok, Chili Beans, entre outras.

Os índices de vacância das estruturas logísticas já estão próximos de zero em algumas localidades. E mais investimentos já estão sendo feitos para ampliar essa capacidade. Desde 2023, foram mais de meio bilhão de reais formalizados no estado em centros de distribuição (CDs).

Novo CD da Adidas prevê geração de 260 empregos no Sul de Minas

Foto: Divulgação Agência Minas

Mais Lidas