Pouso Alegre

Caminhão é flagrado fazendo retorno proibido na Avenida Perimetral

Vídeo mostra veículo passando com dificuldade na curva e carregando um cone de sinalização; desrespeito tem sido recorrente no local

Iago Almeida / 22 fevereiro 2024

Um caminhão foi flagrado realizando um retorno proibido na Avenida Perimetral, em Pouso Alegre, no sul de Minas. O registro foi publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (22/02).

O retorno, segundo as placas de sinalização, é liberado no local apenas para carros e motos, sendo proibido para ônibus e caminhões. E no mesmo local, em janeiro, uma mulher que estava em uma moto morreu após ser atingida por um caminhão no mesmo local (VEJA ABAIXO).

Segundo o vídeo registrado nesta quinta-feira, o caminhão que seguia sentido o Terminal Rodoviário entra no retorno, mas encontra dificuldades. O veículo é maior que o espaço para a curva, o que fez o motorista arrastar um cone de sinalização.

Ainda em janeiro, a prefeitura instalou novos obstáculos de trânsito no retorno. A instalação de prismas e reforço na pintura de sinalização do local foi feita para tentar inibir infrações de trânsito, segundo a administração municipal. Entretanto, não foi o bastante para barrar a carreta desta quinta-feira.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes estima que cerca de 14 mil veículos passam diariamente pela Avenida Perimetral. “Os retornos na via foram projetados com estrutura para veículos leves e sinalização que proíbe conversão de veículos pesados. Caminhões precisam cometer sérias infrações de trânsito e manobras arriscadas para realizá-lo, colocando todos em risco”, disse, em janeiro.

Desrespeitar a proibição de retorno é infração gravíssima citada no artigo 206 do Código de Trânsito Brasileiro. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O Terra do Mandu procurou a Prefeitura de Pouso Alegre após este novo flagrante ser registrado no trecho, mas ainda não obteve retorno.

Buraco de obra na Av. Perimetral gera críticas e risco de acidentes

Acidente fatal no trecho

A jovem Alexandra Stefanie Braga, de 23 anos, morreu em um acidente causado por um caminhão no dia 15 de janeiro, neste mesmo trecho, em Pouso Alegre. O veículo fez a conversão proibida e atingiu a mulher, que estava em uma moto. Alexandra deixou uma filha menor de idade. Ela era moradora do bairro São Geraldo e trabalhava como designer de sobrancelhas. Relembre:

Estudo para implantar viaduto

A prefeitura diz que está elaborando um estudo sobre implantação de um viaduto na Avenida Perimetral, na altura da entrada para o bairro São Geraldo. O prefeito Dimas Fonseca e o secretário de governo, Renato Garcia, já falaram do assunto em entrevistas ao Terra do Mandu, em 2022. Confira vídeo na reportagem abaixo:

Prefeito cita estudo para construção de viaduto na entrada do São Geraldo em Pouso Alegre

Mais Lidas