Pouso Alegre

Empresas deixam fios caídos e atrapalhando moradores após serviços

Caso aconteceu no bairro Pão de Açúcar, onde moradores de um condomínio não conseguiam entrar em casa; Cemig e Prefeitura se pronunciaram

Iago Almeida / 01 fevereiro 2024

Moradores ficaram indignados com a situação que encontraram nesta semana, em frente suas casas e condomínios, no bairro Pão de Açúcar, em Pouso Alegre. Fios ficaram penduras e caídos em frente às residências, após serviços da Cemig e de empresas de telecomunicação no local.

“Ontem (30/01) a Cemig estava mexendo na rua de casa (postes), e depois todas as empresas de internet estavam lá na rua para arrumar a fiação. E olha como eles deixaram. Carros e motos não conseguem sair pelos portões dos prédios e residências, por causa da fiação baixa”, contou um morador.

Nas imagens é possível ver que alguns fios estão em frente os portões das residências, o que leva perigo para quem for passar a pé ou com algum veículo no local. O Terra do Mandu entrou em contato com a Cemig e a Prefeitura, que responderam por meio de nota.

Fotos enviadas ao Terra do Mandu

O que disse a Cemig?

Na nota, a Cemig informou que a responsabilidade pela manutenção e pela retirada dos cabos de telecomunicações em desuso, de acordo com as normas técnicas, , inclusive quanto aos custos, é das empresas que atuam em atividades desta natureza.

A companhia disse ainda que notifica as empresas de telecomunicações para regularizar o cabeamento quando recebe uma denúncia ou quando faz uma intervenção na rede, como a troca de postes. Veja a nota completa:

“A Cemig D informa que, de acordo com as Normas Técnicas da Cemig e da ABNT, a responsabilidade pela manutenção dos cabos de telecomunicações, de acordo com as normas técnicas, bem como e respectiva a retirada dos cabos de telecomunicações em desuso, inclusive quanto aos custos, é das empresas que atuam em atividades desta natureza, conforme a regulamentação em vigor.

Como detentora da infraestrutura, a Cemig D notifica as empresas de telecomunicações para regularizar o cabeamento quando recebe uma denúncia ou quando faz uma intervenção na rede, como a troca de postes. Importante esclarecer que, com exceção de situações emergenciais ou no caso de risco, os colaboradores da Cemig D não têm autorização para fazer intervenções na fiação das empresas de processamento de dados (telefone, internet e TV a cabo). Eventual e que ausência de notificação da distribuidora não exime as prestadoras de serviços de telecomunicações da responsabilidade em manter a ocupação dos Pontos de Fixação de acordo com as normas técnicas aplicáveis.

Dessa forma, sempre que se depararem com uma situação de cabos oferecendo riscos à segurança, os clientes devem informar à Cemig D, para que a Companhia avalie se deve intervir de forma emergencial e/ou notifique as empresas responsáveis pela manutenção.”

O que disse a Prefeitura?

Já a Prefeitura informou que está atenta a todos os acontecimentos no município e confirmou que a situação dos fios caídos, além de representar um risco à segurança dos moradores, estava obstruindo a saída de veículos de um edifício próximo ao local.

A administração ainda citou que a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos foi prontamente informada sobre o ocorrido e que acionou a Cemig para realizar os reparos na fiação. Confira a matéria completa:

“A Prefeitura de Pouso Alegre esclarece que está atenta a todos os acontecimentos no município, buscando solucionar incidentes com a maior brevidade possível. Na terça-feira (30), após os serviços realizados por uma provedora de internet e pela Companhia Elétrica – Cemig, identificou-se que alguns fios dos postes de uma rua no bairro Pão de Açúcar estavam caídos no chão. Esta situação, além de representar um risco à segurança dos moradores, estava obstruindo a saída de veículos de um edifício próximo ao local.

A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos foi prontamente informada sobre o ocorrido. Em resposta imediata, acionou a Companhia Elétrica – Cemig para realizar os devidos reparos na fiação, restabelecendo a ordem e permitindo uma locomoção segura aos moradores.

A Prefeitura reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade, e continuará monitorando e agindo rapidamente em situações semelhantes. A colaboração da população é fundamental para mantermos nosso município seguro e funcionando adequadamente”.

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