Polícia

Homem é condenado a 12 de prisão por homicídio em bar, em Borda da Mata

Eluisio Cardeal esfaqueou Marcelo Braz em um bar, em 2022 e vítima morreu. Tribunal do Júri decidiu por condenação nesta semana.

Nayara Andery / 26 janeiro 2024

Tribunal do Júri condena Eluiso Cardeal da Silva a 12 anos de prisão por homicídio em Borda da Mata. Ele esfaqueou Marcelo Braz Pereira ao discutirem em um bar local, em 8 de outubro de 2022. O acusado que estava em prisão provisória foi julgado nesta quarta-feira (24/01).

O Ministério Público (MPMG) apresentou denúncia de homicídio por motivo fútil. Eluiso deu duas facadas em Marcelo, que não resistiu e morreu. A vítima tinha cinco filhos, sendo um deles recém-nascido na época.

Testemunhas de defesa e acusação e o acusado foram ouvidas no tribunal. O promotor de Justiça, Dr. Carlos César Marques Luz, pediu a condenação. A defesa queria a absolvição e alegou legítima defesa. Ela tentou desclassificar o crime para lesões corporais seguida de morte e pleiteou diminuição de pena como homicídio privilegiado.

A maioria dos jurados reconheceu homicídio com materialidade e por motivo fútil, o que agrava o crime perante a justiça. Ainda concluíram que ele é o autor do crime, não agiu em legítima defesa e decidiram pela condenação.

A decisão judicial cita que ele confessou ter esfaqueado Marcelo e alegou legítima defesa. A juíza Eliane Lopes Jardim condenou Eluiso a 12 anos de prisão preventiva, com abatimento do tempo que ele ficou preso.

A magistrada destacou que os golpes de faca mostram requintes de crueldade e fica “evidente a periculosidade e frieza, revelando o desprezo à vida humana, o que demonstra a necessidade da custódia cautelar”.

Relembre o crime

Marcelo, conhecido como Tchecão, tinha 49 anos. Ele e Eluiso brigaram em um bar do bairro São Benedito. Eluiso deu facadas no peito e no braço esquerdo de Marcelo, que morreu no local. O crime abalou Borda da Mata.

A Polícia Militar foi chamada e durante rastreamento prendeu Eluiso. Ele foi levado para a delegacia, onde confessou o crime.

Vítima de esfaqueamento é enterrada em Borda da Mata

Mais Lidas