A prefeitura de Pouso Alegre instala novos obstáculos de trânsito no retorno da Avenida Perimetral que foi cenário de um acidente fatal, nesta segunda-feira (15). Alexandra Stefanie Braga, de 23 anos, pilotava uma moto quando foi fechada por um caminhão que fez conversão proibida no retorno de acesso ao bairro São Geraldo.
O local já tem placa que proíbe a conversão para ônibus e caminhões e sinalização refletiva conhecida como olho de gato. A instalação de prismas e reforço na pintura de sinalização do local começou na manhã desta quarta-feira (17), para tentar inibir infrações de trânsito.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes estima que cerca de 14 mil veículos passam diariamente pela Avenida Perimetral. “Os retornos na via foram projetados com estrutura para veículos leves e sinalização que proíbe conversão de veículos pesados. Caminhões precisam cometer sérias infrações de trânsito e manobras arriscadas para realizá-lo, colocando todos em risco.”
Desrespeitar a proibição de retorno é infração gravíssima citada no artigo 206 do Código de Trânsito Brasileiro. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Um espectador do Terra do Mandu flagrou o desrespeito à sinalização no local, mesmo após o acidente que causou a morte de Alexandra. Ele, que não será identificado, filmou um caminhão entrar no retorno nesta terça-feira (16), como se não houvesse sinalização.
A Secretaria de Trânsito e Transportes conta que esse local tem “alto índice recente de desrespeito por parte de condutores, apesar de toda sinalização”. Ela implanta mais obstáculos físicos nos retornos para coibir os infratores e já reforçou a fiscalização em todo trecho.
Dois acidentes graves em cerca de 20 dias
Esse trecho entre a faixa elevada de pedestres e o retorno teve dois acidentes graves em cerca de 20 dias. A faixa fica há poucos metros de distância do retorno. Em 28 de dezembro de 2023 duas mulheres e duas crianças foram atropeladas na faixa elevada de pedestres. Um motorista embriagado foi preso após arrastar uma das mulheres, que foi socorrida em estado grave. As demais vítimas tiveram ferimentos leves.
Nesta semana aconteceu o acidente que matou Alexandra. O caminhoneiro de 42 anos fugiu do local e alegou medo de ser agredido. Ele foi encontrado e disse em depoimento que fazia a manobra proibida quando a motociclista passou por ele e foi atropelada.
Estudo para implantar viaduto
A prefeitura elabora atualmente um estudo sobre implantação de um viaduto na Avenida Perimetral, na altura do bairro São Geraldo. O prefeito Dimas Fonseca e o secretário de governo, Renato Garcia, já falaram do assunto em entrevistas ao Terra do Mandu, em 2022. Confira vídeo na reportagem abaixo:
Prefeito cita estudo para construção de viaduto na entrada do São Geraldo em Pouso Alegre