Região

Começa a valer o vencimento da primeira parcela do IPVA 2024

Vítimas de golpe devem procurar o MPMG ou a delegacia de polícia mais próxima; em 2022 foram cerca de 300 manifestações sobre golpes em MG

Iago Almeida / 16 janeiro 2024

O calendário de vencimento do IPVA 2024 em Minas Gerais começou nesta segunda-feira (15/01). Órgãos chamam atenção para evitar golpes que induzam o cidadão à realização de falsos pagamentos do tributo, por meio de sites falsos.

Por isso, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), alerta a população sobre cuidados a serem adotados, especialmente no ambiente virtual.

No caso de Minas Gerais, o pagamento do imposto deve ser feito exclusivamente por este link. Vítimas de golpe devem procurar o MPMG ou a delegacia de polícia mais próxima. Vale destacar que em 2024 ainda não há relatos de fraudes em Minas Gerais.

Segundo o diretor de Informações Econômico-Fiscais da SEF, Ricardo Alves de Souza, desde a campanha do IPVA de 2023, quando apareceram as primeiras fraudes digitais, a secretaria tem o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

No ano passado, a SEF recebeu em seus canais de atendimento cerca de 300 manifestações sobre golpes. Esses registros foram encaminhados ao MP, que conseguiu retirar os sites do ar e notificar as plataformas de buscas.

Segundo Ricardo Alves, a Secretaria de Fazenda tem, de forma contínua e preventiva, mantido o monitoramento das possíveis fraudes on-line.

Mais Lidas