Notícia

Tarifas de água e esgoto aumentam 4,21% em Minas Gerais

Reajuste anual foi definido pela Arsae-MG, que citou índice inferior ao IPCA dos últimos 12 meses acumulado até out/2023, que foi 4,82%

Iago Almeida / 02 janeiro 2024

Moradores de Pouso Alegre continuam reclamando de falta de água por vários períodos em bairros da cidade / Foto: Arquivo Terra do Mandu

A conta de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ficou mais cara a partir desta segunda-feira (01/01), após o aumento médio de 4,21% nas tarifas de água e esgoto no estado. 

O aumento foi anunciado, ainda em novembro de 2023, pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e passa a valer neste mês de janeiro.

O reajuste é realizado anualmente e considera a inflação do período e as bonificações ou penalidades impostas à companhia, pelo cumprimento ou não das metas estabelecidas pela agência reguladora.

Segundo a Arsae-MG, no último ano, foram aplicadas penalidades tarifárias nos quesitos de controle de perdas e atendimento telefônico à Copasa, o que colaborou para que o percentual ficasse abaixo da inflação.

A empresa destacou ainda que nos últimos 12 meses, contados até novembro de 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, acumulou alta de 4,68%.

“A Copasa informa que o reajuste tarifário anual definido pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), conforme previsto na Lei Federal 11.445/2007 e com metodologia de cálculo estabelecida pela Resolução Arsae-MG nº 154/2019, foi divulgado pela Agência por meio da ata de reunião da Diretoria Executiva, realizada no dia 21 de novembro de 2023, que está publicada no site do regulador. O percentual de reajuste divulgado foi de 4,21%, índice inferior ao IPCA dos últimos 12 meses acumulado até out/2023, que foi 4,82%”, informou a Copasa, em nota.

“A Companhia ressalta que na metodologia de cálculos do reajuste tarifário, além da correção inflacionária dos custos administráveis, observa-se a variação de componentes não administráveis, como por exemplo a variação do custo de energia elétrica cujas tarifas foram majoradas pela ANEEL, em maio de 2023, com percentual superior à inflação, impactando os custos da Companhia”, completou a empresa.

Saiba mais sobre o aumento das contas de água, clicando aqui!

O que é a Tarifa Social?

A Tarifa Social é um benefício para as famílias de baixa renda que reduz em até 55% as faturas dos serviços de água e esgoto da Copasa. São três critérios para a concessão ao direito à Tarifa Social:

  • A família deve ser inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico);
  • O imóvel deve ser residencial;
  • A renda deve ser de até ½ salário mínimo por pessoa da família.

A solicitação de inclusão na tarifa social pode ser feita por meio de um dos canais digitais de atendimento da Copasa: webchat no site da Copasa e o WhatsApp (31) 99770-7000. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Mais Lidas