Dois vereadores se envolveram em uma discussão acalorada durante a última reunião ordinária de 2023, realizada na última terça-feira (19/12), na Câmara de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas. O momento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais.
Tudo começou com a eleição para a Mesa Diretora, que ganhou a nova formação com os vereadores Duzinho (PDT), presidente; Carlos Henrique (PSDB), vice-presidente; e Pastor Flávio (União), secretário. A nova Mesa toma posse no dia 3 de janeiro.
Quando a palavra foi aberta aos vereadores, a discussão começou. O ponto principal para o começo do bate boca foi quando um dos vereadores teria criticado o prefeito da cidade, Wander Chaves. Em certo momento, a mãe de um dos vereadores, que estava na plenária, foi ofendida com um “palavrão” e o clima esquentou.
A briga foi registrada entre os vereadores Dito Veículos (Republicanos), conhecido na cidade como Dito Pistola, e Antônio Longuinho (PDT). O Terra do Mandu procurou os vereadores, que se pronunciaram.
Já a Câmara Municipal, que também foi procurada, informou em nota que “não irá se manifestar sobre a discussão entre os dois vereadores por não poder, no momento, entrar no mérito de suas declarações e possíveis consequências”, disse.
Nova Mesa Diretora
Concorreram à presidência da Mesa Diretora para 2024, dois parlamentares do PDT, maior bancada da Casa. Duzinho recebeu sete votos e Uiles, seis. A nova Mesa toma posse solenemente no dia 3 de janeiro.
Além do próprio voto, o candidato vencedor teve apoio de Dionísio (União), Dito Veículos (Republicanos), Marquinho Tatinha (PDT), Messias (PSDB), Pastor Flávio (União) e Toninho Costa (PSD). Optaram pela outra candidatura Antônio Longuinho (PDT), Carlos Henrique (PSDB), Gato da Corrida (Cidadania), Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), Reinaldo Galinho (Cidadania) e Uiles (PDT).
Já a vice-presidência foi disputada por tucanos. Com sete votos, Carlos Henrique recebeu apoio de Antônio Longuinho, Dionísio, Gato da Corrida, Reinaldo Galinho, Toninho Costa e Uiles. Votaram em Messias ele mesmo e mais quatro vereadores: Dito Veículos, Duzinho, Marquinho Tatinha e Pastor Flávio. A vereadora Prof.ª Fabiana Salgado, por sua vez, se absteve de votar.
Na disputa pelo cargo de secretário, por fim, saiu vitorioso Pastor Flávio, com sete votos contra seis obtidos por Reinaldo Galinho, repetindo a divisão ocorrida na eleição para presidente. Diante desse resultado, foram declarados eleitos dois membros da Chapa 1 (Duzinho e Pastor Flávio) e um integrante da Chapa 2 (Carlos Henrique).
Eduardo Henrique Capistrano Cunha Júnior (Duzinho), de 48 anos, é corretor de imóveis e exerce o primeiro mandato na Câmara. Também vereador pela primeira vez, Carlos Henrique Magalhães tem 34 anos e é contador. Flávio de Castro Barbosa (Pastor Flávio), 45 anos, engenheiro eletricista, está na segunda legislatura consecutiva.