Nova sede da Câmara é inaugurada em Careaçu após nove anos de obras

Pedra fundamental foi colocada em dezembro de 2014 e obras iniciaram em 2015; valor investido, com recursos próprios, foi de R$1,66 milhão

Iago Almeida / 14 dezembro 2023
Nova sede da Câmara é inaugurada em Careaçu após nove anos de obras

Foto: Divulgação Câmara de Careaçu

Vereadores de Careaçu, no sul de Minas, inauguraram a nova sede da Câmara Municipal da cidade, que estava sendo construída há 9 anos. O valor total investido, com recursos próprios, foi de R$ 1.664.700,85.

O terreno onde foi construída a nova sede foi doado para o Legislativo em 2013, através da Lei nº 1.476, de 15 de outubro de 2014. A pedra fundamental foi colocada em dezembro de 2014 e as obras iniciadas em 2015, seguindo por etapas.

A nova sede fica em localização privilegiada, às margens da Rodovia Fernão Dias, logo na entrada da cidade, ao lado do trevo principal. Para os vereadores, o prédio acabou se tornando um cartão de visitas para quem chega em Careaçu.

“A cada etapa concluída o desejo de inaugurar o prédio só aumentava, mas um empreendimento deste porte, construído apenas com recursos próprios, demandou mais tempo que o estimado, adiando temporariamente a tão sonhada inauguração. E com muita ajuda, empenho e trabalho, hoje podemos contemplar esta bela obra que vem para agregar ao nosso município”, escrever a Câmara ao falar da sede pronta.

“Em segundo lugar, este empreendimento foi pensado para trazer mais conforto aos parlamentares e aos servidores no exercício de suas funções e, o mais importante, a ideia de se ter um empreendimento deste porte é para melhor acolher a população nas sessões plenárias, eventos e oferecer um melhor atendimento na prestação do serviço público”, completou.

Durante a cerimônia de inauguração, Padre Wendel de Oliveira Rezende, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e o pastor José Carlos de Oliveira Lima, da Primeira Igreja Batista de Careaçu, abençoaram a nova sede.

Nova sede da Câmara é inaugurada em Careaçu após nove anos de obras

Foto: Divulgação Câmara de Careaçu

Nome do prédio

Em 2022, o então Presidente da Câmara, vereador José Chamir de Oliveira, propôs (através da Lei 1.649 de 11 de novembro de 2022) que o edifício recebesse o nome de Cláudio Pelegrineti Peres, e o plenário, o nome de João Pelegrini, em reconhecimento pelos anos de dedicação ao serviço público.

“O Senhor João Pelegrini em sua administração à frente do Executivo Municipal, foi responsável por diversas obras públicas, das quais merecem destaque a construção do posto de saúde, criação e construção da creche e do pré-primário, implantação do tratamento de água, criação do Bairro Vista Alegre, que foi o primeiro loteamento de Careaçu, entre outros”, explicou a Casa.

“Já o Senhor Cláudio Pelegrineti foi o primeiro servidor da Câmara, ocupando o cargo de secretário. Chegou a exercer o mandato de vereador por três vezes e, posteriormente, passou a trabalhar na Prefeitura onde permaneceu por 44 anos, exercendo neste tempo várias funções como secretário, emplacador de carros, alistamento militar dos jovens, etc. Tamanha era sua dedicação ao trabalho público que o Senhor Cláudio só foi se aposentar compulsoriamente, aos 71 anos”, completou.

Estacionamento e praça

Ainda durante a cerimônia, houve a apresentação do projeto arquitetônico de estacionamento e praça ao lado do prédio, para que não seja atrapalhado o acostamento da avenida. Uma área para a construção foi doada pelo prefeito Tovar dos Santos Barroso.

“Presidente Karen: Tendo concluída a construção do prédio e com a efetivação da mudança para a nova sede, surgiu a necessidade de se fazer um estacionamento exclusivo para a Câmara, para não atrapalhar o acostamento desta avenida que é muito utilizada para a prática de atividades esportivas. Então, desde o início deste mandato, os parlamentares vinham conversando com o Executivo para que fosse disponibilizado um terreno onde a Câmara pudesse fazer seu estacionamento próprio”, explicou a Câmara.

Assim, o projeto arquitetônico do estacionamento cita que, anexo a ele, será construída uma praça de lazer e recreação, voltada exclusivamente para uso de toda a população. O projeto foi elaborado pelas arquitetas Raquel Rennó e Lívia Pereira.

“Nosso objetivo é oferecer para todos os cidadãos um local bonito e aconchegante para passeio e descanso e, de modo especial, pensando em nossas crianças, decidimos fazer um lindo playground na praça, para que elas possam brincar e se divertir com seus amigos e familiares”, informou a Câmara.



Mais Lidas