Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Bárbara Hellen é medalha de ouro no karatê no Pan do Chile

Bárbara Hellen campeã nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Foto: reprodução/@gokhantnr

Bárbara Hellen Rodrigues, de 23 anos, conquistou, neste domingo (05/11), o título mais importante em sua carreira. A atleta, natural de Pouso Alegre/MG, foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile.

A medalha veio na luta final contra a colombiana Wendy Mosquera por 4 a 2, na categoria de até 68kg. Antes disso, Bárbara tinha feito quatro lutas, todas no fim de semana, na primeira fase. Ela venceu todas e conquistou o ouro de forma invicta.

Na luta final, a colombiana entrou no tatame exibindo sinais de cansaço, o que fez a brasileira partir para o ataque e arriscar mais chutes. A adversária chegou a empatar em 2 a 2. Mas, faltando 30 segundos, Bárbara acertou dois golpes e só precisou administrar a vantagem para assegurar a vitória.

Bárbara coleciona títulos, desde o mirim ao juvenil e jovem. Ao ingressar na categoria adulto, com a Seleção Brasileira de Karatê, a jovem pouso-alegrense manteve o ritmo de conquistas.

Bárbara Hellen Rodrigues vem se tornando um fenômeno no Karatê brasileiro e mundial. A atleta de 23 anos é natural de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, já soma 19 títulos importantes na carreira e agora sonha em disputar uma Olimpíada Mundial.

Até este domingo, já eram 6 medalhas de ouro em campeonatos Pan-Americanos (jogos exclusivos da modalidade Karatê, diferente dos jogos gerais desse ano), 4 em Sul-Americanos, 1 em Pan-Americanos Juvenis e 8 medalhas nacionais, além do World Schools Combat Games.

Ela conquistou a vaga nos Jogos Pan, após vencer o Pan da Juventude em dezembro de 2021, sendo selecionada para integrar a Seleção Brasileira de Karatê nas disputas dos Jogos Pan-Americanos de 2023, que estão acontecendo em Santiago, no Chile.

Bárbara iniciou na luta aos 7 anos, por influência do irmão mais velho, que também participava da modalidade. Quando ela viu uma oportunidade, abraçou: um professor da escola onde ela estudava estava oferecendo aulas em um projeto social. Eram centenas de crianças, mas ela se destacou e foi chamada para uma academia, onde começou a treinar e não parou mais.