Mostrar projetos que podem mudar ou melhorar a sociedade. Esse é o foco da 34ª FAITEC (Feira de Tecnologia e Empreendedorismo da FAI). A entrada é gratuita. O evento acontece de 19h às 22h30, até esta sexta-feira (27/10), no Ginásio Alcidão, em Santa Rita do Sapucaí.
Alexandre Magalhães, diretor da FAI (Centro de Ensino Superior em Gestão Tecnologia e Educação) conta que “são 68 trabalhos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.”
São esperados mais de 5 mil visitantes de todas as faixas etárias, desde famílias, estudantes de toda a região e empresários. Segundo Alexandre, “os alunos da FAI identificam necessidades do mercado, desenvolvem projetos e soluções inovadores para a sociedade”.
Projetos com todo tipo de solução
Você sabe como armazenar remédios e utilizar da forma correta? Brisa Mendes cursa Enfermagem e o grupo dela apresenta um sistema que ajuda a cuidar da saúde e tem agenda de remédios e consultas. A ideia surgiu das necessidades de pacientes de postos de saúde.
Já o grupo de Samuel Oliveira, de Pedagogia, estimula a sustentabilidade. Eles apresentam uso de energia limpa, jogo que ensina a mudar hábitos e cuidar do planeta, além de uma oficina de bolsas ecológicas. As bolsas de tecido podem ser feitas até por crianças.
Ajudar gestores e colaboradores de eventos é o objetivo da dupla de Michele Fernandes, de Sistemas de Informação. “Fui voluntária no Hacktown, mas não sabia onde iria trabalhar, como e os horários. Vi uma lacuna no mercado de trabalho. Criamos um sistema onde o gestor do evento lança tarefas em detalhes para colaboradores, que recebem esses dados e podem lançar as tarefas concluídas.”
Sucesso de quem cursa a FAI
Praticar o que se aprende em sala de aula é um dos diferenciais que faz da FAI, sem referência em Ensino Superior. O diretor financeiro da Fundação Educandário Santarritense, Aldo Ambrósio, conta que a cada ano são formados de 150 a 200 profissionais.
Marcos Ribeiro cursa Administração. Durante o curso ele conseguiu uma vaga de gestão financeira de uma cooperativa que se destaca no Sul de Minas. “Essa oportunidade é pela FAI oferecer excelência de ensino. Tudo que aprendi consigo colocar em prática.”
“Isso é possível por termos ensino de qualidade, professores em constante formação sendo muitos doutores e mestres, a prática na graduação e integrar alunos ao mercado de trabalho”, conta Aldo. “Temos alunos em cargos de destaque em todas as áreas, desde escolas a multinacionais, tanto no Brasil quanto no exterior.
Saiba mais sobre a FAI em fai-mg.br/portal e (35) 3473-3000. A FAI disponibiliza informações nas redes sociais, entre elas, o Instagram e Facebook.