Notícia

Bárbara Hellen se torna promessa do Brasil no Pan-Americano 2023

De Pouso Alegre/MG, atleta conquistou ouro no Pan da Juventude em 2021 e chega como uma das favoritas ao lugar mais alto do pódio no Chile

Iago Almeida / 25 outubro 2023

Foto: Reprodução instagram / https://www.instagram.com/barbarahellenbr/

Bárbara Hellen Rodrigues vem se tornando um fenômeno no Karatê brasileiro e mundial. A atleta de 23 anos é natural de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, já soma 19 títulos importantes na carreira e agora sonha em disputar uma Olimpíada Mundial.

São 6 medalhas de ouro em campeonatos Pan-Americanos, 4 em Sul-Americanos, 1 em Pan-Americanos Juvenis e 8 medalhas nacionais, além do World Schools Combat Games. Mas, agora em 2023, pela primeira vez na carreira, a atleta estará em uma das principais competições de caratê do continente.

Isso porque ela venceu o Pan da Juventude em dezembro de 2021 e conquistou a vaga para integrar a Seleção Brasileira de Caratê nas disputas dos Jogos Pan-Americanos de 2023, que estão acontecendo em Santiago, no Chile.

A competição teve início no dia 20 de outubro e seguirá até 5 de novembro. Bárbara lutará na próxima semana para tentar um lugar no pódio. No Pan, as competições da modalidade vão do dia 3 ao dia 5 de novembro.

A atleta chega como uma das promessas do Brasil ao ouro. Além das medalhas, estão em jogo também vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil conta com uma delegação recorde em sua história no Pan de Santiago, com 622 atletas no total.

Vale destacar que são cerca de duas semanas de muita competição nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, com quase 7 mil atletas mundiais em ação em 39 modalidades diferentes, espalhadas pela capital chilena.

Confira a programação completa dos Jogos Pan-Americanos de 2023 (EM ESPANHOL)

Bárbara está no Mundial

Enquanto isso, Bárbara é uma das representantes brasileiras no Mundial de Karatê que está sendo disputado em Budapeste, na Hungria, entre os dias 24 e 29 de outubro. De lá, Bárbara seguirá direto para o Chile. Em vídeo enviado ao Terra do Mandu nesta quarta-feira (25/10), a atleta falou sobre a competição e sua preparação para o Pan de Santiago. Veja:

Da rifa à bolsa atleta

Bárbara sempre se mostrou uma atleta sonhadora e batalhadora. Mesmo nas dificuldades que encontrou, não desistiu, não desanimou e hoje está representando o Brasil mundialmente. A atleta chegou a fazer uma rifa para conseguir recursos financeiros para participar de uma edição do Brasileiro de Karatê.

Em recente entrevista ao UOL, a atleta falou sobre o momento vivido. “Venho de uma família humilde, a gente não tinha condições de ficar viajando, bancando tudo. No início, meus pais pediram dinheiro emprestado a familiares e chegaram a contrair um empréstimo. Fizeram dívidas para me ajudar a competir, e sou muito grata até hoje”, disse ela.

“Ia ter um Brasileiro em Fortaleza e meus pais disseram que, naquele momento, não teria como [ter recursos]. Eu estava me preparando desde o início do ano, focada nesta competição. Eu tinha de dar um jeito. Fiz uma rifa, e até aproveitei uma competição em Pouso Alegre para vender. Fui para Fortaleza, consegui uma vaga na seleção e passei a ganhar Bolsa-Atleta, em 2014, foi aí que as coisas mudaram”, completou Bárbara na entrevista.

Bárbara iniciou na luta aos 7 anos, por influência do irmão mais velho, que também participava da modalidade. Quando ela viu uma oportunidade, abraçou: um professor da escola onde ela estudava estava oferecendo aulas em um projeto social. Eram centenas de crianças, mas ela se destacou e foi chamada para uma academia, onde começou a treinar e não parou mais.

Em 2023: Bárbara Rodrigues conquista medalhas de ouro no karatê, em Las Vegas


Mais Lidas