A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou um projeto de lei que vai possibilitar a construção do Hub de Empreendedorismo, anunciado recentemente pela prefeitura. Uma abertura de crédito de R$ 6,5 milhões será usado para levantar o prédio.
O ‘Pouso Hub’ deve contar com laboratório, coworking, auditório e áreas que facilitem a convivência entre estudantes, empreendedores, investidores e o poder público para a identificação de oportunidades que geram soluções. Ele ficará em uma área projetada de 1.284m².
A construção foi indicada pelo vereador Igor Tavares (PSDB) e é voltada para o fomento à inovação, novos negócios e interconexão entre empreendedores, um projeto que deve contar com a parceria de grandes centros de ensino e tecnologia.
“O Pouso Hub é um recado para a cidade do futuro e um recado para a juventude que muitas vezes está no ensino tradicional, sai com o diploma debaixo do braço, mas sem emprego. É um recado para aquele que teve dificuldade de se alocar no mercado de trabalho e que terá agora uma oportunidade, com as novas tecnologias, de retornar ao emprego. Além disso, também é uma ponte para os empreendedores que querem se reinventar. É um espaço de conexão para Pouso Alegre do futuro”, disse o vereador.
A UNIFEI formalizou a intenção de aplicar um curso de bacharelado de ciência e tecnologia no Pouso Hub e contribuirá com sua experiência acadêmica e científica. Já o INATEL, reconhecido nacionalmente como um centro de referência em telecomunicações, será fundamental para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo.
“A UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) e o INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), desempenharão papéis fundamentais na implementação do projeto. O Pouso Hub tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade por meio da promoção da ciência e das novas tecnologias. Reconhecendo a expertise e a reputação da UNIFEI e do INATEL nessas áreas, sua participação no projeto é de suma importância, já que as instituições trarão conhecimento, experiência e recursos para impulsionar o desenvolvimento tecnológico, a formação de profissionais qualificados e o fomento à inovação no município”, citou Igor Tavares.
Além das instituições de ensino já mencionadas, dezenas de outras instituições estão credenciadas a participarem do projeto, todas elas cumprem requisitos específicos para instituições de pesquisa.
Prédio ficará no bairro Santa Rita
Na última semana, o Prefeito Cel Dimas recebeu autoridades representando empresários e instituições de ensino para visitar o local onde será construído o Pouso Hub. O bairro escolhido será o Santa Rita, próximo da Cimed, em um terreno que a Prefeitura possui na rua Geraldino Coutinho de Souza.
“Ao todo serão 1.284m² de área projetada. Este é um grande momento para nossa cidade e toda região. Esperamos realizar parcerias que impulsionem a economia de Pouso Alegre e de toda região, pois as cidades vizinhas são nossas irmãs e queremos que cresçam junto. Com novos negócios e novas soluções, teremos novas tecnologias”, destaca o Prefeito Cel Dimas.
Onze instituições declaram apoio
Posteriormente, o prefeito e o vereador Igor Tavares receberam representantes de oito intuições de ensino de Pouso Alegre que apoiam o empreendimento: ASMEC, FDSM, Inapós, Senac, Una, Unis, Univás e Unopa, além da Unifei, Inatel e IF.
Junto da Diretoria do NEMPA – Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre – entidade sem fins lucrativos que realiza ações empreendedoras em todas as 8 faculdades, a manifestação de apoio foi firmada e confirma que o Pouso Hub será ocupado por ideias que colocam em prática o desenvolvimento da cidade.