Notícia

Segurança nas escolas é tema do Mandu Cast

Podcast do Terra do Mandu abordou como atentados a escolas no Brasil e Fake News repercutem no Sul de Minas

Nayara Andery / 14 abril 2023

O Mandu Cast reuniu os setores de segurança, educação e psicologia para falar de Segurança nas escolas. O assunto volta a repercutir em todo o Brasil após atentados recentes. Mensagens viralizaram em redes sociais sobre supostos atentados e até fotos tiradas de contexto repercutiram com informações falsas em Pouso Alegre e região. Como essas questões afetam a sociedade?

O Major Lucas, subcomandante da Polícia Militar destacou que nos 853 municípios de Minas Gerais nenhuma ocorrência de ataque à escola foi registrada. Ele participou do Mandu Cast com a superintendente regional de ensino, Clícia Beraldo e a psicóloga e psicanalista, Marcilena Toledo.

Eles falaram dos efeitos desse momento e de Fake News na vida das pessoas e no ensino, a vigilância armada em escolas, operações preventivas a crimes e qual o papel de famílias e escolas na educação e na percepção de sinais de violência entre crianças e jovens.

Clícia destacou que “a escola é o lugar de segurança para os alunos. E isso é comprovado por pesquisa. Desde semana passada fizemos novo protocolo além do que a gente já tinha pós pandemia. Entramos nessa ação, nessa rede de proteção comunitária de falar para nossos estudantes que aqui estão seguros”.

Uma das dicas da psicanalista é que as famílias mostrem às crianças e adolescentes que “limites e fronteiras são importantes. Isso gera identificações. Às vezes me inspiro com algo que pode ser muito legal, mas será que o que mais têm são os legais? O que é oferecido pela sociedade para as crianças em formação, se não tem nem o pai ou a mãe para poder regular o que elas olham nas redes sociais?”

Mais Lidas