Empresa assume rodovias do Sul de Minas e anuncia ação emergencial na BR-459
Concessão entra em vigor nesta sexta-feira (03/03). Prioridade serão ações emergenciais na BR-459, que está interditada em Senador José Bento.
Nayara Andery / 03 março 2023Concessão entra em vigor nesta sexta-feira (03/03). Prioridade serão ações emergenciais na BR-459, que está interditada em Senador José Bento.
Nayara Andery / 03 março 2023Interdição da BR-459 completa 42 dias sem obras. Imagem redes sociais.
A Concessionária de Rodovias do Sul assumiu nesta sexta-feira (03/03) a gestão de oito rodovias, por meio de contrato com o governo estadual. A empresa anunciou ação emergencial para o trecho interditado há 42 dias na BR-459, em Senador José Bento. Motoristas reclamam das péssimas condições das rodovias estaduais, principalmente a MG-290.
O lote Sul de Minas inclui 454,5km de rodovias em 22 municípios. Entre elas estão a BR-459, MG-290, MG-173 e trechos que passam por Pouso Alegre, Cachoeira de Minas, Itajubá, Gonçalves, Poços de Caldas e Circuito das Malhas. O contrato de 30 anos começaria em 15 de fevereiro, mas, só entrou em vigor nesta sexta-feira.
Com investimento orçado em R$ 2,3 bilhões devem ser feitas “faixas adicionais, acostamentos, melhorias de acessos, contorno rodoviário e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,2 bilhões em serviços operacionais aos usuários.”
A pista da BR-459 apresentava problemas no trecho em Senador José Bento, desde dezembro de 2022. Em 20 de janeiro ela foi interditada o que aumentou o trajeto em cerca de 100km devido a desvio. O que começou com rachaduras na pista, agora se tornou uma enorme cratera e a interdição atinge 42 dias.
No comunicado, a concessionária informou que “a BR-459 será tratada de modo prioritário para realização de trabalhos emergenciais na Serra de Senador José Bento”. O texto não fornece previsão de prazo para estudo e início de obras.
As rodovias que passam a ser de responsabilidade da empresa têm previsão de início de obras em 2023. As correções funcionais incluem “intervenções nos pavimentos e nos dispositivos de drenagens existentes, além da revitalização da sinalização, ampliando a segurança viária em toda extensão da malha concedida”. Ela anunciou soluções de engenharia de ponta que atendem às características da região.
LMG-877 – do km 0 ao km 25,3, em Poços de Caldas;
CMG-146 – entre o km 611,6 e km 646,7, região de Poços de Caldas e Andradas;
MG-455 – entre o km 0 e o km 42 – passa por Santa Rita de Caldas, contorno de Santa Rita de Caldas (exceto o trecho municipal), Ibitiúra de Minas e Andradas;
MG-290 – começa em Pouso Alegre (km 5,5), segue por Borda da Mata, Ouro Fino e Jacutinga (km 97,2);
MG-295 – de Bueno Brandão (km 130,3) até Inconfidentes (km 152,8);
MG-173 – de Santa Rita do Sapucaí (km 0) até Gonçalves (km 52), exceto trecho municipal entre o km 19,9 e km 21,7;
MG-459 – de Ouro Fino (km 0) até Monte Sião (km 31,4);
BR-459 – inicia em Poços de Caldas (km 11,3), passa por Caldas, Santa Rita de Caldas, Ipuiúna, Senador José Bento, Congonhal, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho e Itajubá (até o km 166,5).
Rodovias da concessão terão oito praças de pedágio, conforme prevê contrato. O valor inicial do pedágio é de R$ 8,32 e a cobrança começa no segundo semestre de 2023. Confira onde serão esses pontos:
P1 – BR-459 – Caldas
P2 – BR-459 – Congonhal
P3 – BR-459 – Santa Rita do Sapucaí
P4 – CMG-146 – Poços de Caldas
P5 – MG-173 – Gonçalves
P6 – MG-290 – Borda da Mata
P7 – MG-290 – Ouro Fino
P8 – MG-459 – Monte Sião
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