Notícia

Serviço de Hemodiálise do Hospital das Clínicas Samuel Libânio é ampliado

Com mais cinco equipamentos, média mensal de sessões deve subir cerca de sete mil a mais por ano em pacientes crônicos.

Terra do Mandu / 23 fevereiro 2023

Serviço de Hemodiálise do HCSL é ampliado. Imagem: reprodução Ascom FUVS

O setor de Hemodiálise do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, foi ampliado. Cinco novos equipamentos foram instalados para funcionar como ponto de atendimento aos pacientes que enfrentam esse tipo de tratamento.

Dona Maria de Fátima era uma desses pacientes que precisavam viajar para fazer hemodiálise. Ela contou à assessoria do HCSL que viajava três vezes por mês para Itajubá, onde fazia as sessões. “Estou contente com o conforto das cadeiras novas. Era muito difícil e agora estou muito bem”, disse ela.

A médica Daniela dos Santos Zica, que atua na Hemodiálise do HCSL, ressalta que a ampliação é um presente para os pacientes que precisavam se deslocar para outras cidades para fazer esse procedimento ou faziam as sessões em quarto turno.

“Muitos pacientes debilitados que, além da doença renal, possuem doenças vasculares, são hipertensos, diabéticos e cardiopatas tinham uma vida muito difícil e complicada com essa questão. Então, só de diminuir esse trajeto e oferecer esse conforto do nosso hospital faz toda a diferença na vida deles”, destaca a médica.

De acordo com os dados repassados pela assessoria do hospital, a quantidade média de sessões de hemodiálise do Samuel Libânio passará para 2.900.

A inauguração oficial da ampliação do setor, com o descerramento da placa, ocorreu nesta quinta-feira (23/02), e contou com a presença das diretorias do hospital e da fundação mantenedora do HCSL, além de políticos.

Secretária de Saúde de Pouso Alegre, Silvia Regina, com a paciente de hemodiálise, dona Maria de Fátima. Imagem: reprodução Ascom FUVS



Mais Lidas