Notícia

Carnaval faz crescer necessidade de doações de sangue na região

Período tem aumento de acidentes e hospitais precisam de mais sangue. Hemocentro de Pouso Alegre vai abrir na próxima semana.

Nayara Andery / 17 fevereiro 2023

Maria Aparecida doa sangue e fala de alegria em ajudar o próximo. Foto Terra do Mandu.

O Carnaval amplia a necessidade de bolsas de sangue em hospitais da região. Em busca de manter seu estoque, o Hemocentro faz um apelo para as pessoas doares sangue na próxima semana.

“O Hemocentro de Pouso Alegre vai funcionar na segunda-feira (20/02) e na quarta-feira de Cinzas (22/02), de 7h30 às 12h30”, esclarece a coordenadora de captação, Solange Assis. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

Para doar sangue basta ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg, “estar em boa condição de saúde, não pode ter ingerido bebida alcoólica em até 12 horas antes da doação”. Menores de 18 devem estar autorizados pelos pais, acrescenta Solange. Quem tem tatuagem ou piercing pode doar sangue após um ano desse procedimento.

As doações devem ser agendadas por meio do hemominas.mg.gov.br, aplicativo MG APP ou entrar em contato com o Hemocentro de sua cidade. Solange destaca que “precisamos muito de O+, mas todos os grupos sanguíneos são necessários nesse momento”. O telefone do Hemocentro de Pouso Alegre é (35) 3449-9900.

Maria Aparecida Nogueira é auxiliar de produção doa sangue a cada três meses e a doação mais recente foi na manhã desta sexta-feira (17/02). “Se a gente pode fazer isso para salvar uma vida, temos que ajudar. E convido as pessoas a doarem também, pois o Hemocentro sempre está precisando de doações. Isso não dói.”

Na mesma manhã período encontramos o metalúrgico Bruno Flávio da Silva, na cadeira de doação de sangue. “Venho aqui de duas a três vezes por ano. Meu sangue é tipo O+.” Ao fazer a doação ele diz que “a gente sempre pensa no próximo. Isso faz bem para a gente e para o próximo também”.



Mais Lidas